Sanepar quer aumentar conta de água em 25,63%

claudio-stabile-geraldo-bubniak-aen-825x550
Presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, diz que aumento é bom para a população: “quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica”. (foto:Geraldo Bubniak/ANPr)

A Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar) quer aumentar a tarifa de água em 25,63%. Esse aumento escalonado em oito anos foi definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) em 2017.

O presidente da Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, afirmou que a intenção é fazer com que o aumento de 25,63%, definido pela Agepar e que seria aplicado até 2025, seja aplicado em dois ou três anos.

E por mais incrível que isso possa parecer, o presidente da Sanepar chegou a dizer que o aumento é bom para o consumidor. “Quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica. E quem vai pagar essa conta é a população. Queremos agir de forma que os consumidores sejam menos penalizados pelo que não foi feito no passado”, disse Stabile.

A justificativa para o reajuste, segundo a Sanepar, seria a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, realizado entre 2005 e 2010. À época, durante a gestão de Roberto Requião (MDB), o argumento era de que o congelamento beneficiava os consumidores, especialmente os de renda mais baixa.

A meta da Sanepar é antecipar aplicar o reajuste no mês de maio de 2019, porém nesta segunda-feira (8), a Agepar informou que ainda está avaliando o pedido de reajuste da empresa.

O presidente da Sanepar afirmou ainda que essa proposta seria apresentada para a Agepar até março com a perspectiva de que o reajuste começasse a ser praticado até maio de 2019.

O fato é que a conta de água vai subir no Paraná, independente do mês que o reajuste será aplicado. Ou governador Ratinho Junior será capaz de impedir esse aumento  que vai direto para o lombo da população?

Um comentário

  1. Essa Sanepar ja fez tanto ajuste para “recuperar os anos anteriores”, escalonou consumo, alterou consumo minimo, aplicou reajuste, e nada! Seria mais fácil e transparente dizer quanto eles precisam dar de retorno aos acionistas, ou melhor, quanto eles querem ganhar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s