Bispo de Ponta Grossa lamenta abertura do comércio na Sexta-Feira Santa

dom-sergio
O bispo defendeu o isolamento social como medida de combate ao coronavírus e afirmou que é preciso unir os valores da fé e da ciência. “Temos que ter atitudes inteligentes e conscientes, isso significa que unir a fé e a ciência, a fé e a razão”, declarou Sérgio Arthur Braschi.  (foto: divulgação)

Em entrevista à Rádio T nesta sexta-feira (10), o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, lamentou a abertura do comércio na cidade, na Sexta-feira Santa. O bispo parcipou do Tnews por telefone, pois está em casa, seguindo o isolamento social, que é recomendado, principalmente aos idosos com mais de 60 anos, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As igrejas católicas adotaram transmissões das celebrações pela internet, para evitar aglomerações nas igrejas.

Dom Sérgio disse que respeita a decisão do governo municipal, mas lamentou a abertura do comércio nesse dia. “Hoje é um dia de jejum e reflexão. A gente até entende a decisão do município, esse comércio escalonado, mas de fato, eu teria preferido que hoje nós resguardássemos um pouco mais, nesse dia em que Jesus entregou sua vida por amor ao próximo”, afirmou o Dom Sérgio.

O bispo falou sobre o momento que o mundo vive por conta da pandemia do coronavírus e disse que neste período é possível perceber “quem é quem”.

“De fato a gente percebe que em momentos graves da história, a gente vê quem é quem, as opções que a pessoa tem em sua vida, e nós devemos sempre optar pela vida, pela defesa da vida, que é o maior dom, de todo planeta, da vida que brotou do amor do Deus do universo, especialmente a humana. Há uma contraposição nesse momento entre a busca da proteção da economia e da defesa da vida”, disse.

O bispo destacou também as ações de solidariedade que estão acontecendo neste momento. “Quero enaltecer a todas as iniciativas de solidariedade, o trabalho dos profissionais de saúde, muitos se contaminando pelo coronavírus ao defender a vida do próximo, os nossos sacerdotes que estão fazendo um lindo trabalho e muitos outros profissionais que estão se doando neste momento. Essas pessoas realmente estão fazendo o que Jesus fez, ele não poupou a sua vida e se entregou por amor ao próximo”, declarou Dom Sérgio.

O bispo defendeu o isolamento social como medida de combate ao coronavírus e afirmou que é preciso unir os valores da fé e da ciência. “Temos que ter atitudes inteligentes e conscientes, isso significa unir a fé e a ciência, a fé e a razão. Precisamos respeitar os dados científicos e fazer a nossa parte. Não podemos relaxar, baixar a guarda”, declarou o bispo de Ponta Grossa.

A abertura do comércio formalizada na quarta-feira (8), por meio de aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho assinado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro, que também é secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do governo de Marcelo Rangel (PSDB), juntamente com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa, João Vendelin Kieltyka e vale apenas para as categorias de estabelecimentos incluídas no rodízio.

Ouça a entrevista completa!

2 comentários

  1. Realmente Lamentável, as nossas vidas não tem importância p algumas pessoas, mas o Espírito Santo irá nos Abençoar e nos Iluminar 🙏🏻🙏🏻

    Curtir

  2. Mareli, parabéns mais uma vez por seu trabalho jornalistico de levar a informação aos pontagrossenses. Mas não se pode negar que atualmente muitos bispos no Brasil assim como o Papa tem se mostrado uma vergonha para os verdadeiros católicos por seus posicionamentos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s