Prefeita de Ponta Grossa decreta lockdown por 10 dias

Nossa opção é por salvar vidas”, diz prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD). (Foto: Reprodução/Facebook)

A prefeitura de Ponta Grossa publicou na tarde desta terça-feira (16) o novo decreto com novas medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19 no município. O decreto inicia nesta quinta-feira (18) e seguirá até o dia 28 de março.

Em pronunciamento, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) disse que medidas mais drásticas são necessárias em respeito a vida. “Sabemos do sofrimento do comércio, das dificuldades financeiras que muitas famílias estão enfrentando. Mas hoje no cenário que vivemos, com nosso sistema de saúde em colapso, com equipes médicas exaustas, a nossa opção é por salvar vidas. Não queremos mais famílias chorando por seus entes queridos”, disse a prefeita. (Veja o pronunciamento no final do texto)

Pelas novas determinações, fica decretada a suspensão de funcionamento de atividades e serviços não essenciais pelos próximos dez dias, começando a valer já nesta quinta-feira (18), bem como a suspensão do transporte público.

Também neste período, segue vigente o toque de recolher, com proibição de circulação de pessoas nas vias e espaços públicos do Município das 22 horas até as 6 horas, exceto as atividades consideradas essenciais.

As atividades não essenciais estão proibidas neste período em todas as modalidades de atendimento, estando suspenso o consumo, venda, entrega e retirada no local. Fica suspenso o funcionamento de:

  • casas noturnas e atividades correlatas; 
  • – clubes sociais e recreativos; 
  • reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos em bens públicos e privados; 
  • as atividades esportivas coletivas amadoras como futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, futevôlei, vôlei de areia e similares;
  • as atividades esportivas praticadas em academias e espaços esportivos;
  • o uso das piscinas e saunas dos clubes, condomínios, associações e escolas de natação; 
  • parques turísticos naturais públicos e privados; 
  • o uso de praças, parques e locais de lazer de propriedade do Município de Ponta Grossa;
  • obras e serviços de construção civil; 
  • lojas de conveniências dos postos de combustíveis

Juntamente com estas suspensões, o transporte coletivo será interrompido a partir da 0h do dia 18 de março. O transporte de trabalhadores das atividades essenciais ficará à cargo do empregador. E a lotação autorizada para o transporte particular por meio de vans, ônibus, táxi, aplicativos e similares é de 50% da capacidade máxima.

Serviços com restrições

Os serviços de alimentação de restaurantes e lanchonetes estão autorizados a funcionar das 10h às 22h, todos os dias da semana, exclusivamente na modalidade delivery. Está proibido o consumo no local, drive thru e retirada no balcão.

Para panificadoras, padarias e confeitarias, o funcionamento está restrito das 6h às 20h, de segunda à sábado, e das 7h às 18h aos domingos. O consumo nestes locais está proibido. 

Os serviços de comercialização de alimentos localizados em shopping centers, galerias e centros comerciais estão autorizados a operar diariamente, das 10h às 20h somente via delivery, estando proibido o consumo no local, drive thru e retirada. 

O comércio varejista de hortifrutigranjeiros; distribuidoras de bebidas; peixarias e açougues; quitandas e mercearias; comércio de produtos e alimentos para animais podem funcionar de segunda à sábado, das 7h às 20h. Aos domingos, está autorizado apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20h.

Mercados, supermercados e hipermercados: das 7 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, no sábado com vendas apenas através de delivery e no domingo fechados.

Lojas de material de construção podem funcionar diariamente, das 9h às 18h, exclusivamente na modalidade delivery.

Os setores de eletro e vestuário dentro de supermercados devem estar fechados e restritos. Segue permitido o acesso por apenas uma pessoa por família, sendo vedado o acesso de crianças.

VEJA O PRONUNCIAMENTO DA PREFEITA E PONTA GROSSA

(5) Prefeitura Municipal Ponta Grossa — Publicações | Facebook

VEJA O DECRETO COMPLETO

2021-03-16-ed3052-complementar_0.pdf (pontagrossa.pr.gov.br)

2 Comentários

  • Emerson Sidnei Nunes da Silveira

    Muitos pontagrossenses sofrem por falta de renda nesta hora, quem poder ajudar o próximo, o faça. Neste momentos onde todos os dias somamos dezenas de mortos, só este decreto pode ajudar. Esta paralização não só evita a propagação do vírus, mas diminui acidentes de trânsito, domésticos, de agressão e tantos outros que lotam os hospitais..assim vai cair o atendimento, aliviando para nossos profissionais de saúde. Solução é só VACINA PRA TODOS.

    Curtir

  • Medidas drásticas como o chamado Lockdown não funcionam. Isto esta provado decorrido mais de um ano através dos inúmeros exemplos de cidade pelo mundo todo que adotaram esse radicalismo. A cidade de Nova York é um exemplo onde o próprio prefeito admite que fui ineficaz tal medida. O estado da Flórida também nos Estados Unidos adotou medidas muito menos restritivas a liberdade de seus cidadãos como por exemplo a volta as aulas das crianças de forma normal desde setembro passado e não obrigatoriedade do uso de máscara, e tem números muito mais positivos no combate a covid comparada a outros estados americanos. A prefeita ao invés de aumentar seu capital político com medidas de tratamento preventivo esta perdendo-o todo a exemplo do Doria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s