Close

Mabel Canto lança pré-candidatura à Prefeitura de PG: evento contou com presença de Richa e Ricardo Barros

Mabel Canto lança pré-candidatura à Prefeitura de PG: evento contou com presença de Richa e Ricardo Barros
  • Publishedjulho 8, 2024
Deputada Mabel Canto (PSDB) oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa: Sandra Queiroz é pré-candidata ao cargo de vice-prefeita. (Foto: Assessoria)

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa em evento, na última sexta-feira (5). Também foi confirmado o nome de Sandra Queiroz (PSDB), como pré-candidata ao cargo de vice-prefeita. No entanto, a chapa ainda precisa ser confirmada em convenção, prevista para 05 de agosto.

Participaram do evento o ex-governador do Paraná e deputado federal, Beto Richa, que é o presidente do PSDB no estado.  E também o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros (PP), a vereadora Joce Canto (PP), a presidente do PP em Ponta Grossa, Keyla Ávila e o comunicador Jocelito Canto (PSDB).

O lema da campanha de Mabel será “Chegou a Hora”. Se confirmada a candidatura na convenção partidária, está será a segunda vez que a deputada disputará a prefeitura de Ponta Grossa.

“Após ouvir o clamor da população e refletir com minha família, decidi aceitar esse desafio. É hora de oferecer uma liderança comprometida com a transparência, responsabilidade e sensibilidade necessárias para administrar Ponta Grossa”, disse Mabel Canto.

Na eleição de 2020, Mabel Canto foi ao segundo turno com Elizabeth Schmidt, sendo derrotada por uma diferença de apenas 8.003 mil votos. Elizabeth foi eleita com 87.932 votos (52,38%). Mabel Canto conquistou 79.929 votos ( 47,62%).

Votação como deputada

Em 2018, filiada ao PSC, Mabel conquistou 35.036 votos e foi eleita pela primeira vez ao cargo de deputada estadual. Em 2022, pelo PSDB, fez 70.215 votos, sendo reeleita.

Na eleição de 2022, em Ponta Grossa, Jocelito e Mabel foram mais votados

Jocelito Canto foi mais votado em Ponta Grossa para deputado federal, com 55.694 mil votos. Sandro Alex fez em Ponta Grossa 31.913 votos. E Aliel Machado (PV) obteve 20.833 em Ponta Grossa.

Na soma dos votos em demais cidades, Sandro Alex foi o mais votado, com 168.157 mil votos. Aliel Machado conquistou 94.839 mil votos, Jocelito Canto somou 74.348 votos.

Na disputa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Mabel Canto foi a mais votada em Ponta Grossa, com 51.375 mil votos e o rival Marcelo Rangel obteve 31.131 votos na cidade.

Para a Alep, na somatória dos votos de todas as cidades, Mabel Canto foi a mais votada com 70.215 votos. Rangel totalizou 42.002 votos.

Grupo havia lançado vereadora Joce Canto

Antes do nome de Mabel, o grupo Canto apresentou como pré-candidata a vereadora Joce Canto (PP). Mas nos bastidores a informação é de que se tratava apenas de uma estratégia para segurar espaço e que o nome do grupo de fato seria o de Mabel Canto.

Jocelito disse que gostaria de concorrer, mas precisaria reverter situação no STF

Três ministros do STF já votaram contra  ao recurso extraordinário com agravo pela inelegibilidade do comunicador Jocelito Canto (PSDB), ou seja, a favor de que ele continue inelegível. O próprio Jocelito já deixou claro que se não estivesse inelegível seria o candidato.

O STF atendou a continuidade do julgamento de inelegibilidade de Jocelito entre 02 e 09 de agosto.

Sobre a candidata ao cargo de vice-prefeita

Sandra Queiroz é engenheira agrônoma com mestrado em gerenciamento de projetos pela Universidade de Lille, França. Foi vereadora e secretária municipal de agricultura. Sandra também foi presidente da Sociedade Rural de Ponta Grossa, e diretora da ACIPG.

Seguem como pré-candidatos

Elizeu kocan (Solidariedade), Marcelo Rangel (PSD), Aliel Machado (PV), as pré-candidatas Renata Ozório Iurk Dingueleski (Psol), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), Liliane Chociai (PSB).

* Partido Novo lançará outro nome, no dia 24 de junho de 2024, o Blog da Mareli Martins já havia antecipado a retirada do nome de Urubatan Alves Sena (Tota), após confirmação do presidente do Novo, João Vicente Gonçalves, de que o empresário não foi aprovado no teste seletivo exigido pelo partido. Neste fim de semana, dias depois da publicação da matéria, o Novo lançou uma nota em que repete a informação que foi dada ao Blog da Mareli Martins, de que o então “pré-candidato” não ficou apto para disputar a prefeitura, conforme as regras do partido e por isso será lançado outro nome. (Relembre a matéria: https://marelimartins.com.br/2024/06/24/tota-reprova-no-teste-seletivo-do-novo-e-nao-sera-candidato-a-prefeitura-de-pg/)

Deixe uma resposta