Close

“Essa é uma eleição da oposição contra o grupo que comanda Ponta Grossa há doze anos”, diz Mabel: veja a entrevista

“Essa é uma eleição da oposição contra o grupo que comanda Ponta Grossa há doze anos”, diz Mabel: veja a entrevista
  • Publishedjulho 11, 2024
“Essa não é uma eleição de esquerda e direita e sim uma eleição de oposição e situação, uma eleição da oposição contra o grupo que comanda Ponta Grossa há doze anos”, disse a deputada e pré-candidata à Prefeitura, Mabel Canto (PSDB), em entrevista ao Blog da Mareli Martins.

Dando sequência à série de entrevistas com os pré-candidatos e pré-candidatas na disputa da Prefeitura de Ponta Grossa, o Blog da Mareli Martins conversou nesta quinta-feira (11) com a deputada Mabel Canto (PSDB). Esta fpoi a primeira entrevista de Mabel, após o lançamento de sua pré-candidatura. (Assista a entrevista completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MxOcgMN25uQ ou ou final do texto no blog)

Mabel havia dito que não pretendia disputar o cargo de prefeita na eleição de 2024, situação parecida com a eleição de 2020, em que ela fez a mesma afirmação. Questionada sobre o motivo da mudança, Mabel disse que ouviu o pedido da população.

“Diante de tanto clamor que ouvi nas ruas de Ponta Grossa, nós tivemos uma conversa com a minha família, com meu pai Jocelito e com a Joce Canto e decidimos pelo meu nome. Realmente é uma decisão difícil porque eu queria cumprir o meu mandato como deputada. Porém, por onde eu passava as pessoas me pediam pra ser candidata. Muitos eleitores pediram isso e estou atendendo esse pedido em respeito aos eleitores”, destacou.

“Promessas inatingíveis deram a vitória para o grupo da Elizabeth em 2020”

Na eleição de 2020, Mabel Canto foi ao segundo turno com Elizabeth Schmidt, sendo derrotada por uma diferença de apenas 8.003 mil votos. Elizabeth foi eleita com 87.932 votos (52,38%). Mabel Canto conquistou 79.929 votos ( 47,62%).

Segundo Mabel, a máquina pública (prefeitura e estado) e promessas inatingíveis contribuíram para  a vitória do grupo que era formado pela prefeita Elizabeth, Sandro Alex, Marcelo Rangel, Capitão Saulo e o governador Ratinho Jr.

“Um eleição você nunca ganha ou perde por um fator apenas, mas infelizmente naquele momento tiveram muitas promessas do grupo que está no poder há doze anos, como o cem por cento de asfalto. O governador veio aqui prometeu isso e claro que isso pesou, pois muitas pessoas acreditaram. A máquina municipal e estadual contou muito. A promessa do cem por cento de asfalto mexeu com as pessoas. E veja uma promessa que eles sabiam que não tinha como cumprir e não vão cumprir. Na época, em 2020, precisava de um bilhão pra asfaltar a cidade, que era o orçamento do município. Foi uma promessa que eles sabiam que era inatingível”, disse.

“Os que prometeram asfalto 100%, nada trouxeram de asfalto”

Mabel Canto relembrou a declaração da prefeita Elizabeth ao Blog da Mareli Martins, em entrevista recente, de que “o governo Ratinho Junior mandou somente R$ 60 milhões para pavimentação em Ponta Grossa” e que “Sandro e Marcelo não trouxeram nem um real para asfalto”.

“Quem prometeu asfalto, não ajudou em nada. Acho que pouco se viu dessa atuação do estado, pra eles (Sandro  Alex e Marcelo Rangel), que se dizem amigos íntimos do governador”. Nós ajudamos com emendas para o asfalto, eles não. afirmou.

“Sandro e Rangel pegaram carona em obra de escola, mas nada fizeram”

Mabel Canto disse que “Sandro e Rangel costumam sair em fotos em obras que não fizeram ajudar” e citou como exemplo a construção do Colégio Colégio Estadual Iolando Taques Fonseca, no Los Angeles, em Ponta Grossa.

“Esse trabalho nós começamos em 2019, depois o deputado Hussein Bakri também ajudou. Nós trouxemos o secretário de Educação pra falar sobre ele colégio e outros, mas o Sandro e o Marcelo não fizeram nada em relação a isso, nunca vi eles falarem nada sobre esse colégio. Mas agora no anúncio estavam lá pra tirar foto, mas nada fizeram. Claro que como o Rangel é o candidato do governador, ele tinha preferência na foto, mas não fez nada pelo colégio”.

Sobre a candidata ao cargo de vice-prefeita, Sandra Queiroz (PSDB)- que é da elite de PG e da extrema-direita

Mabel Canto foi questionada sobre a escolha do nome para compor sua chapa como candidata ao cargo de vice-prefeita. Mabel escolheu a empresária de extrema-direita e da elite de Ponta Grossa, Sandra Queiroz (PSDB). No passado, Sandra já defendeu, por exemplo, “que fosse cancelado o título de eleitor de quem recebe bolsa família”. E esse é um perfil do eleitorado de Mabel e Jocelito, por exemplo. Mabel disse a ideia é  representar todos os grupos.

“Essa junção é justamente para atender todos os públicos, nós temos um lado mais popular com toda certeza, mas também queremos representar os empresários, que geram empregos. A Sandra vem do agro, do empresariado, essa é uma junção de esforços pra trazer todos esses públicos, pois nós queremos um governo pra todos.  Queremos um governo que atenda desde a pessoa mais simples do bairro, que mais precisa da prefeitura, mas também atender o empresário, que é aquele que gera renda pra cidade”, afirmou.

Sandra defendeu implantação da carrocinha em PG pra eliminar os cães de rua

Os protetores dos animais relembraram que Sandra Queiroz queria exterminar os cães de rua, com a implantação da carrocinha, mas não obteve êxito, devido a comoção social que ocorreu na época, quando ela foi secretária de Agricultura, no governo de Jocelito Canto.

Mabel demostrou surpresa sobre esse tema e disse que foram outros tempos. “Agora são outros tempos, vamos sempre pensar no que for melhor pra cidade”, disse Mabel.

O apoio de Beto Richa

Sobre o apoio do ex-governador e deputado federal, Beto Richa, presidente do PSDB no estado, Mabel acredita que não haverá nenhum prejuízo à sua imagem, pelos escândalos que ele se envolveu, como prisões e processos e má relação com professores e servidores públicos.

No passado, Rangel e Sandro Alex estavam com Richa, quando ele foi governador. Mas o próprio Richa disse ao Blog da Mareli Martins, que recebeu “ingratidão da parte deles” e que “foi abandonado por eles quando começou a responder processos e após prisão”.  Os processo de Richa foram todos anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Richa disse “que sabia que a justiça seria feita”.

“Eu sou responsável pelos meus atos e não nos demais, eu não respondo pelos atos do meu pai e de ninguém, apenas pelos meus atos. O Beto é o presidente da federação PSDB e Cidadania e esteve em Ponta Grossa justamente pra dizer que o partido está conosco e  que a nossa candidatura talvez seja a mais forte e com mais chances de alcançar uma prefeitura. Ele tem seus seus erros e acertos, mas eu não respondo por isso”.

Mabel votou contra a privatização da gestão das escolas, Rangel votou a favor

“Naquela votação foi possível saber quem realmente estava ao lado dos professores e nós estamos do lado deles. Quando você tira a gestão do diretor do professor, você está sucumbindo a educação, pois quem mais entende de educação é o professor”.

“Sandro prometeu o melhor pedágio do mundo e fez o pior pedágio”

A deputada Mabel Canto não poupou críticas ao modelo de pedágio implantado no Paraná. “Esse é o pior pedágio do mundo, prometeram o melhor do mundo e fizeram o pior. E o Sandro Alex foi o mentor intelectual do pedágio, ele conseguiu convencer as pessoas de que aquilo era muito bom, mas depois que não aconteceu nada do que ele prometeu, daí ele jogou a culpa para o governo federal. No momento bom das promessas, era ele o responsável, depois que ficou ruim, ele jogou para o governo federal. Esse pedágio está trazendo um prejuízo enorme para população, obras que deveriam ter acontecido antes da cobrança, não aconteceram. No começo teve bagunça nas cobranças, entre outros problemas. Eu cheguei a ficar oitos horas parada num mesmo lugar por causa das filas, sem banheiro, sem estrutura, uma bagunça”.

Saúde: “eu jamais fecharia o Pronto Socorro” e “prefeita é responsável pelo fechamento”

Mabel criticou o fechamento do Pronto Socorro de Ponta Grossa (Hospital Amadeu Puppi). “Eu jamais fecharia um hospital. Nós tínhamos passado por uma pandemia e da noite para o dia fecharam sessenta leitos. E isso é competência sim da prefeita, pois o hospital atendia Ponta Grossa. E isso trouxe prejuízo para toda a região porque superlotou o Hospital Regional. Eu vi a prefeita falando em economia, mas não se faz economia em saúde”.

Proposta de construção de um novo Hospital Municipal

“Nós queremos construir um novo hospital, não de alta complexidade, mas pra fazer os procedimentos e cirurgias que eram feitos no Pronto Socorro, baixa o ou média complexidade, como por exemplo,  a parte de ortopedia, que hoje a pessoa tem que entrar na fila para conseguir e as vezes é transferida para outra cidade”.

Foco na educação

“O nosso planto de governo terá como foco a educação, será nosso ponto forte, não deixando de lado a saúde e outras áreas. Mas melhorando a educação todos os outros setores se fortalecem. A nossa vice Sandra foi a responsável por conversar com os técnicos em cima do MasterPlan, que projeta a cidade para os próximos trinta anos.  Não podemos pensar somente nos próximos quatro anos e sim nas próximas gerações”.

“Essa não é uma eleição de direita contra esquerda e sim de oposição contra situação”

Mabel disse que Rangel tenta  novamente puxar a disputa para direita x esquerda com intenção de esconder os erros que cometeu na administração da cidade.

“Ele faz isso de forma intencional pra esconder os erros. Eu acho que numa eleição municipal você não discute esquerda ou direita e sim propostas para cidade, mas o Marcelo Rangel está há doze anos no poder e faz parte de todos os problemas da cidade nesse período, mas ele não quer tocar no assunto. E nem sei se ele é de direita mesmo, já vi o Rangel ele em situações mais pra esquerda. Eu sou de centro, minha vice é de direita. Mas eu não acho que tem discutir isso e sim propostas pra construir uma cidade melhor. E essa não é uma eleição de esquerda e direita e sim uma eleição de oposição e situação. Será uma eleição da oposição contra o grupo que comanda Ponta Grossa há doze anos”.

Não descarta junção com Aliel em eventual segundo turno

“Se eu for para o segundo turno, por exemplo, ele e todos que quiserem somar conosco, serão bem-vindos”.

Assista a entrevista completa!

Blog da Mareli Martins está ouvindo todos os pré-candidatos

Até o momento já foram entrevistados pelo Blog da Mareli Martins: Elizabeth Schmidt (União Brasil), pré-candidata à reeleição, deputado Aliel Machado (PV), deputada Mabel Canto (PSDB), Professora Renata (Psol) (o Psol oficializou nesta semana a retirada da pré-candidatura de Renata e o partido vai apoiar Aliel Machado, mas durante a entrevista Renata negou que isso aconteceria e disse que ” o partido tinha como prioridade manter candidatura própria).

Deixe uma resposta