Após criticar Rangel, Elizeu Kocan desiste da candidatura à Prefeitura de PG e vai apoiar Rangel


Mais um pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa desistiu da disputa. Dessa vez, quem retirou a candidatura foi o advogado Elizeu Kocan (SD). Questionado pelo Blog da Mareli Martins Kocan sempre disse “que não iria desistir e que sua candidatura representa a renovação”. Além disso, Elizeu fazia muitas críticas sobre a administração de Ponta Grossa nos últimos doze anos (gestão de Elizabeth e Rangel). Mas parece que Elizeu Kocan “mudou de ideia”, pois anunciou apoio ao pré-candidato, deputado Marcelo Rangel (PSD), justamente quem ele criticava. Kocan poderá ser um nome para a disputa da Câmara dos Vereadores.
A desistência de Kocan não é nenhuma surpresa para quem acompanha o cenário político da cidade e nem as outras desistências foram vistas como novidade. A situação só mostra como o cenário pré-eleitoral é usado para “negociação”, “acordos”, que nem sempre atendem o interesse da cidade. Não estamos afirmando nada em específico sobre Kocan, claro! Mas em relação ao funcionamento das pré-campanhas para a majoritária, na maioria das vezes!
Kocan é advogado e foi assessor do ex-deputado e empresário, Marcio Pauliki. Mas em público, Pauliki nunca declarou apoio ou fez qualquer menção de apoio para Elizeu Kocan.
Desde o início da pré-campanha já desistiram da disputa: Guilherme Mazer (PT), PT vai apoiar Aliel Machado (PV), até porque existe a Federação entre PT,PV, PcdoB, Matheus Fernandes Rojja (Cidadania), partido está na Federação PSDB/Cidadania, vai com Mabel Canto (PSDB), Urubatan Alves Sena (Tota) (não passou no teste seletivo do Novo, conforme informações do presidente do Novo, João Vicente Gonçalves, que informou que o partido lançará outro nome), Professora Renata (Psol), partido vai apoiar Aliel Machado (PV) e Elizeu Kokan (SD), que vai com Rangel.
“Nosso partido tomou a decisão estratégica de retirar a candidatura própria a Prefeitura na próxima eleição. Reconhecemos que a união de forças com o pré-candidato Marcelo Rangel e o Solidariedade é a melhor maneira de garantir a implementação de um projeto político que reflita nossos valores e prioridades. Acreditamos que está aliança fortalecerá as políticas que nos permitirão avançar em questões cruciais como: saúde, segurança, educação, tecnologia entre outros”, diz um trecho da nota do Solidariedade, sobre a retirada de Kocan da disputa.
A nota é bem diferente do que disse o ainda pré-candidato Elizeu Kocan ao Blog da Mareli Martins no final de maio deste ano.
Elizeu Kocan considerava como uma das piores falhas do grupo de Rangel e Elizabeth, a questão da saúde pública. “Houve desmonte na saúde nestes últimos doze anos, esse grupo político que está no poder a mais de uma década não resolveu e não vai resolver com mais promessas furadas, fechamento Pronto Socorro Municipal, entrega do Hospitalzinho da Criança para Estado foi errado, falta planejamento e ação efetiva para resolver problema da saúde, falta um olhar mais humano da classe política com o nosso povo”, afirmou.
Elizeu Kocan também afirmou que “está na hora da cidade mudar o comando”. Para ele, o grupo que comanda o governo há 12 anos não resolveu muitos problemas enfrentados pela população e por isso é preciso apostar na mudança. Kocan disse que “não vai desistir” da disputa e que sua pré-candidatura está “100% confirmada”.
“Após conversar com várias pessoas dos mais diversos segmentos surgiu a ideia de lançar uma candidatura que represente a renovação na política de Ponta Grossa e nossa candidatura representa um nome novo, de um grupo político que está nascendo com responsabilidade com nossa cidade e principalmente com o povo da cidade. Esses quatro grupos políticos que detém mandato eletivo já governaram Ponta Grossa, nossa cidade está parada no tempo”, disse Elizeu Kocan, antes de retirar a candidatura.
Relembre a matéria completa
VEJA A NOTA DO SD SOBRE A RETIRADA DA CANDIDATURA
NOTA OFICIAL DO PARTIDO SOLIDARIEDADE DE PONTA GROSSA
Hoje anunciamos uma decisão importante para o futuro político da nossa cidade. Após uma série de discussões internas, análise de cenário e consultas com nossos membros e aliados, nosso partido tomou a decisão estratégica de retirar a candidatura própria a Prefeitura na próxima eleição. Entendemos que, em momentos críticos é fundamental colocar os interesses da cidade a cima das ambições individuais.
A decisão de apoiar a pré candidatura do Deputado Marcelo Rangel não foi tomada de forma leviana. Reconhecemos que a união de forças com o pré candidato Marcelo Rangel e o Solidariedade é a melhor maneira de garantir a implementação de um projeto político que reflita nossos valores e prioridades.
Acreditamos que está aliança fortalecerá as políticas que nos permitirão avançar em questões cruciais como: saúde, segurança, educação, tecnologia entre outros. Ao tomar essa decisão reiteramos nosso compromisso com a democracia e com o bem estar de todos os cidadãos.
Convidamos nossos eleitores, simpatizantes e membros a se unirem a nós nessa nova jornada, apoiando o pré candidato Marcelo Rangel para que possamos construir juntos um futuro mais justo inclusivo e próspero para todos. Continuaremos a trabalhar arduamente para garantir que nossos ideais e propostas sejam ouvidas e implementadas no próximo governo, sempre com a mesma dedicação e paixão que marcam a nossa trajetória política. Viva o Solidariedade!
Direção Municipal Solidariedade Ponta Grossa.
Quem segue na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa?
Mabel Canto (PSDB), Marcelo Rangel (PSD), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Aliel Machado (PV), *Liliane Chociai (PSB) (*pode desistir também)
(Observação: O Novo disse que vai lançar outro nome para disputa da Prefeitura. Nos bastidores, Rangel já tentou fechar com o partido.)