Aliel oficializa pré-candidatura à Prefeitura de PG, mas não divulga nome do vice


O deputado federal Aliel Machado (PV) oficializou no último sábado (13) sua pré-candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa. O evento foi realizado na Vila Hilgemberg, na região da Nova Rússia, local onde líder nasceu e iniciou sua trajetória. O nome do vice ou da vice ainda não foi divulgado.
Aliel falou sobre a decisão de colocar seu nome à disposição justo na vila onde nasceu e lembrou suas origens. “É um lugar simbólico, na rua onde eu nasci, onde hoje funciona um comércio. Neste local, antes havia uma casa de madeira com dois cômodos, onde eu morava. É bem em frente à escola municipal onde eu e meus irmãos estudamos. Por isso, quero começar a discutir a cidade pela perspectiva das pessoas, diferente de tudo que está sendo proposto. É um encontro de pessoas que estão me ajudando a construir esse plano”, lembrou.
Aliel Machado destacou a intenção de priorizar o futuro da cidade. “Respeitei e respeito muito o mandato que exerço como deputado federal. Por esse motivo não misturei as coisas. Não entrei nas ‘brigas’ que fizeram a cidade sofrer. Sempre coloquei Ponta Grossa em primeiro lugar e, com isso, conquistamos muitas coisas. Porém, neste momento, nossos esforços e o nosso trabalho precisam se voltar para o debate que decidirá sobre o futuro de Ponta Grossa”, explicou.
Em recente entrevista ao Blog da Mareli Martins, Aliel Machado disse que representa a única candidatura entre as mais fortes, que nunca governou a cidade. “As pessoas vão decidir se querem o mesmo grupo que está no governo há doze anos, se querem voltar ao passado ou se querem mudar”, disse o deputado, se referindo aos demais concorrentes. (veja a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=YTMnNT4Fv9M)
Aliel foi questionado sobre a participação de pessoas que estiveram no governo municipal, como por exemplo, o ex-prefeito Péricles de Mello (PT). Até que ponto a sua candidatura representa uma mudança?
“Eu tenho personalidade, faço o que é correto, ninguém sabe tudo sozinho. Um projeto de candidatura à prefeitura não se faz sozinho. Tenho pessoas de diversos partidos políticos e outras que não são de partidos, como médicos, professores, outros profissionais da saúde e da educação. E quem quiser ajudar a construir um projeto, vamos debater. Agora eu sou único que nunca governou a cidade, entre as candidaturas mais fortes. A população vai decidir se quer voltar ao passado, continuar com o mesmo grupo ou se quer mudar”.
Presenças no evento
Entre as lideranças locais que marcaram presença no lançamento da pré-candidatura, estão: Presidente do PV em Ponta Grossa, Mario de Andrade; Presidente do PV no Paraná, Rafael Rolim de Moura; Presidente da Federação Brasil da Esperança no Paraná, Elton Barz; Professor Tercio (PCdoB); Leandro Dias (Psol): Presidente do PDT em Ponta Grossa, Ede Pimentel; Andriele koskoski (PT); ex-prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Mello.
Pré-candidatos à Câmara de PG
Durante o evento, também foram apresentados os pré-candidatos à Câmara Municipal pelo PV, PT, PDT, PCdoB e PSOL. Pelo PV, foram apresentados: Dr. Erick; Geraldo Stocco; Professora Carmen, Professora Gisele Barros; Professor Luciano; Osmar da Max; Léo do Gás; Ezequiel Braga Ratinho; Professora Liz; Tiunaizinho; Professor Rodrigo; Hadassa Ester; Jane; Paulo Carioca e Tempêro.
Aliel já disputou a Prefeitura de PG em 2016
Se confirmado em convenção partidária, esta será a segunda vez que Aliel Machado vai concorrer ao cargo de prefeito. Em 2016, Aliel Machado disputou a Prefeitura de Ponta Grossa pela primeira vez e foi ao segundo turno com Marcelo Rangel. Rangel obteve no segundo turno 55,38% dos votos (98.058 votos) e Aliel somou 44,62% dos votos (79.008 votos). Na época, Rangel estava filiado no PPS, hoje está no PSD. E Aliel estava no Rede, hoje está no PV.
Votações de Aliel como deputado federal
2014- Filiado ao PCdoB, foi eleito pela primeira vez com 82.886 votos.
2018- Filiado ao PSB, foi reeleito com 95.386 votos.
2022 – Filiado ao PV, foi reeleito com 94.839.
Antes, em 2012, Aliel Machado foi eleito vereador de Ponta Grossa, sendo o terceiro mais votado, com 3.731 (Aliel foi também presidente da Câmara de Ponta Grossa).
Veja a entrevista do Blog da Mareli Martins com Aliel Machado
Quem segue na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa?
Mabel Canto (PSDB), Marcelo Rangel (PSD), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Aliel Machado (PV), *Liliane Chociai (PSB) (*pode desistir também)
(Observação: O Novo disse que vai lançar outro nome para disputa da Prefeitura, nome cotado é do médico e ex-vereador Magno Zanellato. Nos bastidores, Rangel já tentou fechar com o partido.)
Quem já desistiu da disputa?
Guilherme Mazer (PT)- partido está na Federação PT, PCdoB e PV e vai apoiar Aliel Machado (PV).
Matheus Fernandes Rojja (Cidadania), partido está na Federação PSDB e Cidania e vai com Mabel Canto (PSDB).
Professsora Renata (Psol), partido “acertou” com o grupo de Aliel Machado.
Elizeu Konan, partido fechou com Marcelo Rangel (PSD)
Tota – não passou no teste seletivo do Novo e segundo o presidente do partido, João Vicente Gonçalves, “não está apto para disputar a prefeitura”.