Close

Mabel Canto oficializa candidatura à Prefeitura de PG

Mabel Canto oficializa candidatura à Prefeitura de PG
  • Publishedjulho 26, 2024
Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG. (Foto: Assessoria)

Com o lema ‘Muda Ponta Grossa’, a deputada Mabel Canto oficializou sua candidatura à Prefeitura, ao lado da vice Sandra Queiroz. A oficialização ocorreu nesta quarta-feira (24), nas convenções da Federação PSDB/Cidadania e da Coligação com o Partido Progressista, que também oficializou candidatos a vereadores. 

Mabel Canto destacou estar preparada e ressaltou que pela primeira vez na história, a cidade conta com uma chapa de duas mulheres para a Prefeitura. “Nós queremos promover a mudança que Ponta Grossa precisa. Elaboramos um plano de governo que quer reestruturar áreas como a saúde, educação, segurança pública, economia, e, principalmente, melhorar a vida das pessoas”, afirmou a candidata.

Na eleição de 2020, Mabel Canto foi ao segundo turno com Elizabeth Schmidt, sendo derrotada por uma diferença de apenas 8.003 mil votos. Elizabeth foi eleita com 87.932 votos (52,38%). Mabel Canto conquistou 79.929 votos ( 47,62%).

Estiveram presentes em apoio à candidatura, figuras influentes, como, o ex-prefeito Jocelito Canto, a vereadora Joce Canto, a deputada estadual Maria Victoria, a ex-governadora Cida Borghetti, o secretário de indústria e comércio, Ricardo Barros, e os deputados federais Beto Richa e Pedro Lupion, além das presidentes municipais, Fernanda Simões (PSDB), Keyla Ávila (PP), e Elisa Schultz (Cidadania).

Votação como deputada

Em 2018, filiada ao PSC, Mabel conquistou 35.036 votos e foi eleita pela primeira vez ao cargo de deputada estadual. Em 2022, pelo PSDB, fez 70.215 votos, sendo reeleita.

Na eleição de 2022, em Ponta Grossa, Jocelito e Mabel foram mais votados

Jocelito Canto foi mais votado em Ponta Grossa para deputado federal, com 55.694 mil votos. Sandro Alex fez em Ponta Grossa 31.913 votos. E Aliel Machado (PV) obteve 20.833 em Ponta Grossa.

Na soma dos votos em demais cidades, Sandro Alex foi o mais votado, com 168.157 mil votos. Aliel Machado conquistou 94.839 mil votos, Jocelito Canto somou 74.348 votos.

Na disputa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Mabel Canto foi a mais votada em Ponta Grossa, com 51.375 mil votos e o rival Marcelo Rangel obteve 31.131 votos na cidade.

Para a Alep, na somatória dos votos de todas as cidades, Mabel Canto foi a mais votada com 70.215 votos. Rangel totalizou 42.002 votos.

Grupo havia lançado vereadora Joce Canto

Antes do nome de Mabel, o grupo Canto apresentou como pré-candidata a vereadora Joce Canto (PP). Mas nos bastidores a informação é de que se tratava apenas de uma estratégia para segurar espaço e que o nome do grupo de fato seria o de Mabel Canto.

Jocelito disse que gostaria de concorrer, mas precisaria reverter situação no STF

Três ministros do STF já votaram contra  ao recurso extraordinário com agravo pela inelegibilidade do comunicador Jocelito Canto (PSDB), ou seja, a favor de que ele continue inelegível. O próprio Jocelito já deixou claro que se não estivesse inelegível seria o candidato.

O STF atendou a continuidade do julgamento de inelegibilidade de Jocelito entre 02 e 09 de agosto.

Sobre a candidata ao cargo de vice-prefeita

Sandra Queiroz é engenheira agrônoma com mestrado em gerenciamento de projetos pela Universidade de Lille, França. Foi vereadora e secretária municipal de agricultura. Sandra também foi presidente da Sociedade Rural de Ponta Grossa, e diretora da ACIPG.

Seguem como pré-candidatos

Marcelo Rangel (PSD), Aliel Machado (PV), Magno Zanellato (Novo), as pré-candidatas Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), Liliane Chociai (PSB).

Deixe uma resposta