Close

UEPG e TRE-PR lançam campanha “PG contra a desinformação”

UEPG e TRE-PR lançam campanha “PG contra a desinformação”
  • Publishedagosto 13, 2024
Campanha “PG contra desinformação” foi lançada no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UPEG) nesta segunda (12). (Foto: João Vitor Pizani)

Na segunda-feira (12), o projeto de extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais lançou a campanha PG Contra Desinformação, no Grande Auditório do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, de candidatas a prefeita e vice-prefeita de Ponta Grossa, além de representantes de diversas entidades da sociedade civil. A campanha é organizada por professores, estudantes e pós-graduandos dos cursos de Jornalismo, Direito e História da UEPG.

A ação faz parte do Programa Nacional de Combate à Desinformação, instituído pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021. O objetivo é combater os efeitos negativos da desinformação e do discurso de ódio, especialmente durante o período eleitoral. O coordenador do programa, Victor Durigan, participou do evento de forma remota.

O presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a iniciativa pioneira do PG Contra Desinformação no estado do Paraná e a importância de uma eleição pacífica: “Os conflitos de ideias são naturais, mas tem que ser um debate de ideias e que não leve ao ódio, que amizades não sejam desfeitas, que famílias não parem de conversar, como aconteceu nas últimas eleições”.

Segundo o coordenador do projeto Combate à Desinformação, professor Sérgio Gadini, a iniciativa busca um compromisso coletivo para garantir eleições em condições de respeito. “A participação efetiva de profissionais da comunicação, integrantes do poder judiciário e as candidaturas dos partidos políticos pode fortalecer um debate necessário capaz de informar a população sem fake news”, avalia.

Os participantes do evento, incluindo representantes de entidades da sociedade civil e candidatos e candidatas nas eleições 2024, foram convidados a assinar o “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”, lançado este ano pelo TRE-PR.

Participação dos candidatos e candidatas

Os candidatos e candidatas à prefeitura e vice-prefeitura de Ponta Grossa foram convidados para participarem do lançamento da campanha PG Contra Desinformação. O evento contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), que busca a reeleição, de Liliane Chociai (PSB), companheira de chapa de Aliel Machada (PV), e Sandra Queiroz (PSDB), candidata a vice de Mabel Canto (PSDB). As candidatas tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o tema do evento.

Elizabeth Schmidt mencionou a importância da responsabilização legal para aqueles que espalham desinformação, defendendo que o judiciário deve ser atuante nesse processo. “Num momento como esse, onde a informação é muito rápida, se nós não tivermos a certeza de que é verdade essa informação, ela pode prejudicar muitas pessoas”,  afirmou. A candidata parabenizou o TRE pelo lançamento do Pacto por Eleições Pacíficas. “O meu compromisso é com a verdade. Tem documento para assinar? Eu assino”, declarou.

A candidata a vice-prefeita Liliane Chociai destacou a necessidade de combater a desinformação, especialmente no que diz respeito à saúde pública. “Nós estamos vendo o retorno de doenças que já tinham sido erradicadas. Pensar que um pai e uma mãe que coloquem em dúvida a questão da vacina podem privar um filho de toda a sua plenitude”, declarou. Liliane também parabenizou o trabalho de combate à desinformação contra a tentativa de “fragilizar o nosso Estado Democrático de Direito”.

A candidata a vice-prefeita Sandra Queiroz destacou sua experiência em planejamento urbano e gestão de projetos e afirmou que está preparada para colaborar com Mabel Canto na administração municipal. Em nenhum momento Sandra tocou no assunto desinformação, tema da campanha PG Contra Desinformação.

Rangel e Magno não participaram: vices também não compareceram

Os candidatos a prefeito Marcelo Rangel (PSD) e Dr. Magno (NOVO) não participaram do lançamento da campanha, nem seus respectivos candidatos a vice-prefeito, Sebastião Mainardes (PL) e Beto Okazaki (NOVO).

Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo), João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Deixe uma resposta