Close

Eleições 2024: candidatos podem pedir votos a partir de sexta-feira (16)

Eleições 2024: candidatos podem pedir votos a partir de sexta-feira (16)
  • Publishedagosto 14, 2024
Campanha eleitoral começa nesta sexta-feira (16): data em que os candidatos podem começar a pedir votos.

Começa oficialmente nesta sexta-feira (16) o período em que os candidatos podem pedir votos. Para quem está com saudades, logo estão chegando aí no teu portão, para apertar a sua mão e pedir votos! Todos os prazos foram estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para o registro das candidaturas. Em Ponta Grossa, dos candidatos à Prefeitura, somente Marcelo Rangel (PSD), ainda não fez o registro até o momento. O Blog da Mareli Martins apurou que o PSD enfrenta problemas com a prestação de contas, que precisa estar em dia para que o candidato possa receber os recursos do fundão eleitoral.

Já registram as candidaturas: Mabel Canto (PSDB), Aliel Machado (PV), Magno Zanellato (Novo) e Elizabeth Schmidt (União Brasil). (Confira todas as informações no final do texto)

A partir desta sexta-feira (16) tem início a campanha e estão liberadas as propagandas eleitorais. Seja nas ruas, televisão, rádio ou internet, os candidatos poderão divulgar para os eleitores suas ideias e as propostas para a cidade em que disputam a prefeitura e uma cadeira na Câmara de Vereadores. A data marca o momento em que os candidatos podem pedir explicitamente votos para a população.

Com a chegada das redes sociais, a internet entrou de vez para o radar da Justiça Eleitoral após as eleições de 2014 e 2016. Entre as regras previstas estão critérios para o impulsionamento e os tipos de conteúdos permitidos.

Desde que identificado de forma clara e que tenha sido contratado, exclusivamente, por candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações ou por pessoas que os representem legalmente, o impulsionamento de conteúdos é permitido. Mas a Justiça eleitoral proíbe a contratação de pessoas físicas ou jurídicas que façam publicações de cunho político-eleitoral em suas páginas na internet ou redes sociais.

Já em rádio e televisão, é permitido apenas a propaganda eleitoral gratuita debates e entrevistas. As propagandas pagas neste caso são proibidas. O horário eleitoral gratuito começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro de 2024 e, se houver segundo turno, a propaganda gratuita é permitida entre 11 e 25 de outubro de 2024.

Também é proibido veicular qualquer propaganda com preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero. Também é proibido qualquer outra forma de discriminação, inclusive contra PCD (Pessoa com Deficiência). A Justiça Eleitoral também veda a divulgação de conteúdo que contenha calúnia, difamação ou injúria contra qualquer pessoa e órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública.

Saiba tudo sobre os candidatos que já registraram as candidaturas para Prefeitura de PG

Deixe uma resposta