Número de mulheres candidatas à Câmara de PG reduz


Ponta Grossa terá 120 mulheres concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2024, o que representa 33% das 356 candidaturas. O percentual é o mesmo da eleição de 2020, quando foram 466 candidatos, embora o número total de candidatas tenha diminuído. Naquela eleição, 161 mulheres disputaram o cargo.
Em 2020 e 2024, o número de candidatas mulheres a vereadora de Ponta Grossa é apenas 3% superior ao mínimo estabelecido pela Lei das Eleições, que exige que cada partido preencha entre 30% e 70% das candidaturas de cada sexo.
A lei, em vigor desde 2009, visa aumentar a representatividade feminina na política, mas a realidade das mulheres eleitas para o legislativo de Ponta Grossa ainda está longe de ser equilibrada.
Atualmente, dos 19 vereadores na Câmara Municipal, apenas três são mulheres: Missionária Adriana (PL), Joce Canto (PP) e Josiane Kieras (PT). Kieras, que ocupa um mandato coletivo, divide a representação com os co-vereadores Guilherme Mazer, João Luiz Stefaniak e Ana Paula de Melo. Josi Kieras não vai disputar a eleição deste ano.
O candidato a prefeito Marcelo Rangel (PSD) chegou a afirmar na convenção de seu partido e em suas redes sociais que eles possuíam “a maior chapa feminina da história de Ponta Grossa”. No entanto, a afirmação de Rangel não se sustenta diante dos números.
Entre os 18 partidos ou federações que registraram candidaturas à Câmara Municipal, o PSB se destaca com a maior proporção de mulheres. Dos 20 concorrentes, são 10 mulheres, o que equivale a 50%. Em seguida está a Federação PSOL-REDE com 8 candidatas.
O PSD de Marcelo Rangel registrou 7 candidatas, mesmo número do Republicanos, PRD, União Brasil, PDT e Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B). O PSD não aumentou a representatividade de mulheres em comparação com a eleição municipal de 2020, que também teve 7 concorrentes.
Caso Rangel esteja se referindo a toda a coligação que o apoia, o cenário é ainda mais desfavorável. Entre os 9 partidos da coligação, 6 lançaram apenas o mínimo de candidaturas femininas exigidos por lei. São eles: Podemos, PL, DC, Avante, Solidariedade e PMB, o Partido da Mulher Brasileira.
As outras legendas que seguiram apenas o requisito mínimo foram MDB e NOVO.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo), João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
LEIA TAMBÉM