Operário é superado pelo Amazonas na Série B


O Operário-PR perdeu para o Amazonas neste domingo, por 2 a 0, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jackson, ex-Palmeiras, e Cocote marcaram os gols do jogo.
O Fantasma voltou a perder após uma sequência de três vitórias na Segunda Divisão. A equipe paranaense ocupa a nona posição, com 13 pontos. O time amazonense, por sua vez, alcançou a 16ª posição, com sete pontos, comemorou o primeiro triunfo e saiu da zona de rebaixamento. O clube torce para um tropeço de Botafogo-SP e Criciúma para seguir fora do Z4.
Ambos os times tem a semana para descansar e se preparar para a décima rodada da Série B. O Operário-PR volta a campo apenas no domingo para o embate contra o Athletico-PR, enquanto o Amazonas enfrenta a Chapecoense na segunda-feira.
O jogo
Após um primeiro tempo sem gols, o Amazonas abriu o placar do duelo aos seis minutos da segunda etapa. Zabala cobrou falta na segunda trave em direção a Jackson, que subiu de cabeça e testou para o fundo das redes.
O Amazonas matou o jogo aos 38 minutos. Em contra-ataque após escanteio do Operário-PR, Cocote recebeu passe na esquerda, invadiu a área e bateu tirando do goleiro Elias, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol.
Agora focando apenas na Série B após a eliminação para o Vasco na Copa do Brasil, o Operário iniciou a partida ao ataque e quase fez o gol com Allano logo aos três, que na hora do chute, parou na defesa.
Porém, quem levou mais perigo nos momentos iniciais foi o time da casa. Aos sete, Zabala recebeu lançamento, tirou da defesa e mandou uma bomba, para grande intervenção de Elias, que evitou mais um gol do Amazonas aos 29, quando Henrique Almeida desviou cruzamento de Thomás Luciano e o goleiro salvou com o pé.
Entretanto, nos minutos finais o Operário equilibrou o duelo e perdeu duas chances claras de abrir o placar. Aos 41, Marcos Paulo recebeu bom passe de Boschilia e ficou cara a cara com Zé Carlos, que defendeu. Dois minutos depois, Daniel Amorim recebeu na área, driblou o goleiro e com gol aberto, mandou na rede, pelo lado de fora.
Na volta para a segunda etapa, logo aos dois, foi o Amazonas quem perdeu a chance de balançar as redes com Henrique Almeida, que chutou da entrada da área e parou em Elias. Entretanto, a pressão do time manauara surtiu efeito. Aos cinco, Zabala cobrou falta na medida para Jackson cabecear e colocar o Amazonas em vantagem.
Após o gol, o Amazonas passou a se fechar na defesa e até viu o Operário crescer em produção, mas não permitiu que o adversário chegasse com perigo. E a estratégia deu certo. Aos 38, Rafael Tavares pegou sobra de escanteio e lançou para Cocote, que tocou na saída de Elias e sacramentou a vitória do time da casa por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
AMAZONAS 2 X 0 OPERÁRIO-PR
AMAZONAS – Zé Carlos; Thomás Luciano (Wellington Nascimento), Fabiano, Jackson e Rafael Monteiro; Castrillón, Robertinho (Fernando Neto) e Larry Vásquez; Kevin Ramírez (Cocote), Zabala (Rafael Tavares) e Henrique Almeida (Vitão). Técnico: Guilherme Alves.
OPERÁRIO-PR – Elias; Thales Oleques (Diogo Mateus), Joseph, Allan Godói e Gabriel Feliciano; Zuluaga (Neto Paraíba), Fransérgio e Boschilla; Marcos Paulo (Ronald), Allano (Rodrigo Rodrigues) e Daniel Amorim (Ademilson). Técnico: Bruno Pivetti.
GOLS – Jackson, aos cinco, e Cocote, aos 38 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Robertinho, Cocote e Larry Vásquez (Amazonas) e Rodrigo Rodrigues (Operário).
ÁRBITRO – Márcio dos Santos Oliveira (AL).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM).
Próximos jogos
As equipes voltam a campo para a disputa da 10ª rodada da Série B apenas na próxima semana. No domingo, o Operário recebe o Athletico-PR, às 16h, no estádio Germano Krüger. No dia seguinte, a partir das 19h, é a vez do Amazonas visitar a Chapecoense, na Arena Condá.