Caminhão cai na obra parada da trincheira do Los Angeles em Ponta Grossa


Um caminhão perdeu o controle e caiu no trecho em que estão paradas as obras da trincheira do Los Angeles, na avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães, na PR 151, em Ponta Grossa. O acidente ocorreu neste sábado (11), por volta das 8h. O veículo possui placas de Joaquim Távora (PR)
O caminhão percorria o trecho de Ponta Grossa à Carambeí. A equipe do Siate prestou atendimento ao motorista, que foi encaminhado ao Hospital Municipal (Pronto Socorro), com ferimentos de gravidade consideradas médias.
Ainda não foram informadas as causas do acidente. A CCR RodoNorte informou que o caminhão foi retirado do local neste domingo (12). Antes da retirada, a Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros trabalharam para retirar todo óleo diesel do caminhão, para evitar explosão.
Obras da trincheira seguem paradas
A trincheira do Los Angeles será construída na avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães, na PR 151. A obra foi anunciada pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Ponta Grossa em julho de 2014, mas as obras iniciaram apenas em janeiro de 2016. Em outubro do mesmo ano, por conta das fortes chuvas, houve um deslizamento de terra, que causou a paralisação da obra até o momento.
Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins, no dia 18 de janeiro, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho ‘Pepe Richa’, garantiu que a trincheira do Los Angeles será entregue na gestão do governador Beto Richa (PSDB). Ele esclareceu que a obra está parada para realização de um laudo técnico de especialistas do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR), devido ao deslizamento que aconteceu em outubro do de 2016.
O secretário também afirmou que boa parte dos problemas que acabaram atrasando as obras, ocorreram por que a prefeitura de Ponta Grossa encaminhou o projeto com muitas falhas, que precisaram ser revisadas pelo DER. A empresa responsável pela obra é a construtora Dang. A obra não enfrenta problemas financeiros, os mais de R$ 7 milhões, destinados pelo Governo do Paraná, foram garantidos.
Pepe Richa disse que o laudo ténico está sendo feito com muito cuidado para que a obra fique perfeita. “Devido as fortes chuvas que aconteceram, houve um escorregamento parcial e nós contratamos um especialista para refazer a parte do projeto, especialmente nesse trecho. Está sendo feito um estudo pra saber o que aconteceu. Precisamos do laudo para fazer o novo projeto e assim dar continuidade a obra. A obra está parada neste momento até por zelo e segurança, para que fique perfeita”, afirmou.
O secretário não deu um prazo exato para o término da trincheira do Los Angeles, por que isso ainda vai depender do resultado do laudo. “O especialista está avaliando e nos próximos dias vai nos entregar esse laudo, se for algo simples será resolvido rapidamente. Neste momento é preciso fazer essa avaliação para saber se é algo simples ou mais complexo”, explicou.
Prefeitura encaminhou o projeto com muitas falhas
De acordo com o secretário, esta obra já poderia estar mais avançada, mas a prefeitura de Ponta Grossa encaminhou um projeto com muitas falhas e o projeto teve que ser revisado. “ A prefeitura ficou responsável por enviar o projeto, foi uma a doação de um projeto, no entanto, ele chegou com muitas falhas e tivemos que corrigir, mas nós já superamos essa fase. Além do projeto, ocorreram problemas na contratação, teve discussão na Justiça com a empresa que ganhou. Infelizmente algumas coisas, as vezes, saem do controle e nesse caso aconteceu de tudo, perdemos muito tempo”, declarou Pepe Richa.
Secretário garante que a trincheira será entregue na gestão de Beto Richa
Pepe Richa destacou o compromisso do governo com a conclusão da trincheira. “Sabemos da importância da obra, eu acredito que em torno de um ano e meio ela será entregue, mas isso vai depender do ritmo que terá que ser maior. Nós teremos que conversar com empresa, para recuperar o tempo perdido. Mas este é um compromisso nosso e a trincheira será entregue, eu assumo esse compromisso. Em breve estaremos na região para apresentarmos soluções”, disse Pepe Richa.
Não falta dinheiro para obra
É preciso dizer que no caso da trincheira do Los Angeles, os recursos de mais de R$ 7 milhões, oriundos do Governo do Estado, foram disponibilizados, ou seja, não há falta de dinheiro para a obra, os entraves são técnicos.
Na semana passada, o governador Beto Richa esteve em Ponta Grossa e em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins, disse que não tinha o conhecimento sobre a paralisação da obra e confirmou que existem recursos para a construção.
“Essa informação de que a obra está parada você está me passando agora, eu não tinha conhecimento da paralisação dessa obra. O que eu posso garantir é que não é falta de recurso, deve ser algum problema técnico, alguma dificuldade da construtora, pois nós tivemos problemas em várias regiões do Paraná. Vou verificar o que está acontecendo, mas posso te garantir que não é falta de dinheiro. Nós temos a intenção de que essa obra aconteça o mais rápido possível”, afirmou o governador.
Ouça a entrevista do secretário Pepe Richa