“A Sanepar não manda em Paranavaí”, diz prefeito Caíque à Rádio T


Em entrevista à Rádio T e o Blog da Mareli Martins nesta sexta-feira (26), o prefeito de Paranavaí, delegado Caíque (PSDB), foi categórico ao dizer que vai fazer o que for possível para impedir o aumento de 12,13% da tarifa da Sanepar. Caíque assinou um decreto proibindo o reajuste da conta de água. (Ouça a entrevista completa ao final do texto)
A Sanepar informou que mesmo com o decreto vai aplicar o aumento, a partir do dia 17 de maio, em todos os municípios. Mas o prefeito Caíque afirmou que vai usar todos os recursos possíveis para barrar o aumento.
“A Sanepar está querendo medir forças, mas estamos do lado da lei. Vamos aplicar multa milionária. A Sanepar não manda em Paranavaí. E quem vai decidir isso é o judiciário.”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito, o município tem o poder de homologar ou não o aumento. “O serviço de saneamento é de atribuição do município, isso está na Constituição Federal, no artigo trinta, mas como a maioria das cidades não tem sistema próprio, acabam terceirizando para a Sanepar. Mas isso não tira a titularidade do município. E por ser um serviço municipal nós elaboramos um decreto, baseado nas leis do município de Paranavaí, proibindo o aumento de 12,13%, reajuste que é muito acima da inflação”, explicou.
Como a Sanepar está insistindo na aplicação do reajuste, mesmo depois do decreto, Caíque informou que está buscando ações junto ao Procon, com aplicação de multas preventivas à empresa.
“É claro que ele vão defender o lado deles, dos grandes acionistas, o lado dos milionários que recebem grandes quantias no final do ano, quando dividem o lucro. Mas aqui em Paranavaí nós defendemos a população e não os acionistas”, afirmou o prefeito.
Ouça a entrevista completa!