Close
Sem categoria

VCG ganha na Justiça direito de discutir novo valor da tarifa em Ponta Grossa

VCG ganha na Justiça direito de discutir novo valor da tarifa em Ponta Grossa
  • Publishedmaio 29, 2019
vcg
Após decisão judicial, VCG poderá discutir novo valor da tarifa do transporte em Ponta Grossa.  (foto: Jornal Ponta Grossa)

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) autorizou o andamento das discussões sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo em Ponta Grossa. Dessa forma, o Conselho Municipal de Transporte (CMT) poderá retomar a análise da nova tarifa. Atualmente o valor da passagem de ônibus é de R$ 3,80.

A decisão de cassar a liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública local, que bloqueou o processo de reposição no valor, foi tomada por unanimidade dos votos no colegiado.

O processo estava congelado há quase 100 dias, depois de uma ação popular feita pelo deputado federal Aliel Machado (PSB). A Viação Campos Gerais (VCG) perdeu em três decisões da Justiça ao tentar retomar as discussões sobre o reajuste.

Na ação feita pelo deputado Aliel Machado foram apontadas irregularidades, como os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e que não foram cumpridos.

No ano passado o TCE orientou a empresa e a Prefeitura de Ponta Grossa a promoverem oito alterações no sistema, visando melhorias no processo de transparência do serviço realizado pela VCG, reformas em terminais e adequação de paradas de ônibus, por exemplo.

O deputado Aliel Machado afirmou que vai recorrer a decisão judicial. “Vamos recorrer. A decisão é de um colegiado, 4ª Câmara Cível, mas contraria a posição do próprio Presidente do Tribunal. Além disso, o Ministério Público sempre foi ouvido nesse tema, se mostrando contrário à forma com que o reajuste é feito, endossando nossa ação. Justamente nesse julgamento o MP não foi nem mesmo intimado. Apontamos isso, mas o Tribunal não considerou. Nos próximos dias adotaremos as medidas cabíveis.”

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *