Bakri assume que governo de Ratinho Jr fez estudos para fechar o Ensino Médio noturno, mas diz que “não haverá mudança”


O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo de Ratinho Junior, admitiu nesta segunda-feira (25), que o governo do Paraná fez estudos sobre o fechamento do Ensino Médio noturno, mas garantiu “que foram apenas estudos” e que “não existe nada de concreto”. A afirmação de Bakri ocorreu durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“Gostaria de oficialmente comunicar que não existe nada de concreto. Houve houve sim um estudo, uma conversa, nada mais do que isso. O governo do estado não vai autorizar nenhuma medida que vá neste sentido. Eu falo oficialmente pelo governo que não haverá nenhuma mudança”, disse o deputado Bakri.
Segundo a APP-Sindicato, a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed) organizou reuniões com os Núcleos Regionais para impor o fechamento do Ensino Médio Noturno no Paraná. A determinação é do secretário Renato Feder.
A Seed divulgou um estudo sobre o aproveitamento do Ensino Médio diurno e noturno a partir do Censo Escolar e mostrou que os índices de abandono são muito superiores no período da noite. Em 2018, por exemplo, enquanto no período diurno 3,6% dos estudantes abandonaram os estudos, no noturno esse índice chegou a 17,7%, segundo a Seed.
Para o deputado líder da Oposição, Tadeu Veneri, o governo do Estado não pode acabar com a alternativa do ensino noturno, pois muitos alunos trabalham durante o dia e estudam a noite.
“O governo demonstra uma insensibilidade muito grande quando fala no fechamento e redução dos cursos do ensino médio noturno, pois se há desistência é porque as condições nestes turnos são muito difíceis. Quem trabalha durante o dia e estuda a noite, não vai estudar durante o dia. O governo não pode cortar essa alternativa, pois quando o governo faz isso ele aposta no obscurantismo. Isso é um retrocesso”, afirmou Veneri.
Ministério Público vai investigar o fechamento de vagas de ensino noturno no Paraná
O remanejamento de vagas do Ensino Médio noturno para o período diurno, promovido pelo governo do Paraná, será apurado pelo Ministério Público Estadual. A determinação da promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite, a Promotoria de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba instaurou nesta segunda-feira (25) um Procedimento Administrativo para identificar providências que podem ser adotadas no caso.
Ouça a declaração do líder do governo Hussein Bakri:
Ouça a declaração do líder da oposição Tadeu Veneri: