Brasil tem mais de 23 mil testes de coronavírus em espera


A falta de testes faz com que os números reais de coronavírus no Brasil sejam uma incógnita. A situação dos casos subnotificados já foi reconhecida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Todos os dias o Ministério da Saúde divulga os dados oficiais, mas sempre com a obervação de que o número de casos pode ser maior.
O Brasil tem ao menos 23,6 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda à espera do resultado. Esse número equivale a 3,4 vezes o total de casos confirmados (6,9 mil) no balanço das Secretarias de Saúde, atualizado desta quinta-feira (2).
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou: “Prestem atenção que o número de casos confirmados – a partir desta semana, eles vão começar a ter um aumento. O que significa esse aumento? A testagem que está represada, (…) estamos começando a fazer algumas máquinas em automático, vai chegar um momento [em] que vamos ter megamáquinas automatizadas, e esses números vão crescer muito”.
Conforme o ministro, a subnotificação de registros tem duas causas: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar essas análises já iniciadas mas não concluídas.
Números atuais no Brasil:
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 8h55 desta quinta-feira (2), 6.932 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 246 mortes pela Covid-19.