Close
Sem categoria

Ratinho Jr propõe congelamento dos salários dos servidores até o final de 2021

Ratinho Jr propõe congelamento dos salários dos servidores até o final de 2021
  • Publishedjulho 9, 2020
ratinho-aen
Além do congelamento dos salários, a proposta também prevê a suspensão de promoções, progressões e avanços na carreira. (foto: AEN)

Novamente os servidores do Paraná terão os salários congelados. O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou à Assembleia Legislativa a mensagem que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos estaduais até o final de 2021.

Segundo o governador, a medida é necessária por causa das consequências econômicas da pandemia do Covid-19.

Dessa vez, Ratinho Junior jogou a culpa do congelamento para o presidente Jair Bolsonaro. Conforme o governador, a lei sancionada pelo presidente, chamada de “socorro aos estados” exige a suspensão dos reajustes salariais dos servidores.

A mensagem encaminhada ao Legislativo altera o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 que deve ser votada pelos deputados. Além do congelamento dos salários, a proposta também prevê a suspensão de promoções, progressões e avanços na carreira.

Vale lembrar que o congelamento do salário dos servidores não é novidade no Paraná.

No Paraná, por exemplo, em outubro de 2017, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do governo de Beto Richa (PSDB), que congelou até 2019 o salário dos funcionários públicos.

Naquela votação, dois deputados de Ponta Grossa votaram a favor do congelamento, Plauto Miró (DEM), que segue como deputado e Marcio Pauliki (SD), que concorreu ao cargo de deputado federal em 2018, mas não se elegeu.  Pauliki agora se diz pré-candidato ao cargo de prefeito de Ponta Grossa.

Na ocasião, apenas  o ex-deputado Péricles de Mello (PT) votou contrário (ele não se reelegeu). Ratinho Junior era deputado estadual, fazia parte da bancada de apoio de Beto Richa, mas fugiu da votação. Não compareceu.

Durante a campanha eleitoral em entrevista ao Blog da Mareli Martins, Ratinho Jr, disse que evitou polêmica por se tratar de ano eleitoral. “Não fugi da votação, mas por ser ano eleitoral o meu voto seria usado de forma política, por isso não votei”, disse Ratinho Jr ao Blog da Mareli Martins.

Ainda em campanha ele dizia “que iria valorizar os servidores públicos”, mas depois que entrou fez o contrário. A data-base que tem defasagem desde 2016 segue em atraso. O pagamento da reposição salarial de 2019 foi parcelado até 2022.

E recentemente o governador Ratinho Jr aprovou a “lei das terceirizações”, que permite que atividades que eram executadas por servidores públicos, sejam executadas pela iniciativa privada. Essa lei foi aprovada às pressas, durante a pandemia do coronavírus. Sendo assim, congelamento de salário de servidor não é novidade no Paraná.

Não podemos esquecer também que a reforma da Previdência foi aprovada no Paraná por meio de um “tratoraço”. Dessa forma, mesmo que Ratinho Jr evite falar no assunto, já sabemos qual é a linha que ele vai seguir.

Em 2019, o governo propôs reajuste de 5,08% para os servidores, parcelado em três vezes. Em janeiro de 2020, foram pagos 2%. Outras duas parcelas de 1,5% estavam previstas para serem pagas em janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Caso a nova proposta seja aprovada, a segunda parcela seria suspensa.

A questão é que deveriam mexer em todos os salários, de políticos, assessores comissionados dos políticos, secretários, todos os cargos dos políticos e judiciário.

No caso do Paraná, Ratinho Jr poderia cortar as altas verbas de publicidade que tem mandado para que os veículos de comunicação não façam críticas ao seu governo! Certamente isso reduziria gastos e esse dinheiro poderia ser aplicado em medidas de combate ao coronavírus.

O duro é que nós não temos apenas que enfrentar o coronavírus, mas também temos que lutar contra o “políticovírus”.  E contra esse tipo de vírus altamente perigoso, oremos!

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *