Por que Ratinho Jr concordou com reajuste na tarifa da Sanepar e agora fala em suspensão? Por que autorizou?


Depois de autorizar o reajuste de 9,62% nas tarifas de água e esgoto, o Governo do Paraná disse nesta quarta-feira (26), que “vai pedir a suspensão do aumento”. Vale destacar que o reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), que é um órgão do Governo do Paraná. Ou seja, foi o próprio governo de Ratinho Jr (PSD) que liberou o aumento nas tarifas.
A Sanepar anunciou o reajuste nesta terça-feira (25), depois que o Governo Estadual concordou com o pedido da empresa. O assunto rendeu muitas críticas ao governador Ratinho Junior.
Em nota encaminhada à imprensa nesta quarta-feira (26), o Governo do Paraná afirmou que “vai encaminhar um requerimento, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, ao órgão regulador (Agepar), e sustentará que o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”.
Mas pensar é preciso quando se trata de ação política! Vamos lá! O coronavírus já existia e a crise hídrica também, no momento em que Agepar autorizou o reajuste, certo? Então o governo já poderia ter negado este aumento nas tarifas.
Sabemos também que se o reajuste for suspenso, a Sanepar entrará na Justiça e provavelmente vai ganhar, como já ocorreu por diversas vezes. Seria então uma estratégia de Ratinho Jr para dizer que “tentou barrar o aumento”? E depois apenas dirá que “cumprirá a decisão da Justiça”? A questão principal é saber se de fato o reajuste será suspenso ou apenas teremos ações politiqueiras?
Chama a atenção o fato de que nesta quarta-feira (26), o líder de Ratinho Jr na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (PSD), afirmou que “o governador tem todas as condições sim de reverter o aumento”. Bakri declarou que cabe ao governador aumentar ou não a tarifa. “O governador é o chefe do Estado. O governador é quem tem o poder e a caneta de poder reverter uma situação como essa”, disse Hussein Bakri
Sendo assim, por que Ratinho Junior permitiu o reajuste ilegal nas tarifas de água e esgoto no ano de 2019? Reajuste questionado pela Justiça e acima da inflação. Se Ratinho Jr é o “homem da caneta”, poderia barrar qualquer reajuste, certo?