Crônica da semana: Histórias que nossas ruas contam


A crônica desta sexta-feira ‘Histórias que nossas ruas contam’, de Wilson Czerski, faz parte do Projeto Crônicas dos Campos Gerais. O projeto é realização da Academia de Letras dos Campos Gerais e parceiros. Visa fomentar e divulgar percepções sobre os Campos Gerais do Paraná, estimulando crônicas de vivências da população regional ou visitantes.
As crônicas vão ao ar todas as sextas, durante o Jornal Falado, das 12h às 13h, na Rádio Clube 94,1 FM e em parceria com o Blog da Mareli Martins. A interpretação é de Mareli e Martins e a edição é de John Elvis Ribas Ramalho Junior (músico e sonoplasta).
O escritor relata as características dos diferentes tipos de ruas da cidade de Ponta Grossa e a trajetória das ruas no decorrer da existência.
“Nem só de grandes e belas avenidas vivem as cidades. Visconde de Mauá, Ernesto Vilela, Monteiro Lobato, Souza Naves, Carlos Cavalcanti, Vicente Machado e Balduíno Taques são exceções. Há centenas de outras: longas, curtas, largas, estreitas, pavimentadas com asfalto, paralelepípedo ou só de terra. Ruas que sobem e descem, como a vida com os seus altos e baixos. Porém, enquanto para muitos a vida só tem baixos, em Ponta Grossa parece que as ruas só sobem”, escreveu Wilson Czerski.
A crônica também apresenta um teor crítico com o descaso e o abandono de certas ruas. “Damos tanto valor às ruas que nos apropriamos delas. Nem sempre orgulhosamente. Lá na “minha rua” tem ou deixa de ter tal coisa. Todas têm dono. A rua da Fulana está linda com aqueles ipês amarelos. A rua do meu cunhado está abandonada, só buraco”.
Informações sobre as crônicas
Título: ‘Histórias que nossas ruas contam’
Autor: Wilson Czerski
Crônica retirada do Blog Crônicas dos Campos Gerais: Crônicas dos Campos Gerais (cronicascamposgerais.blogspot.com)
O projeto Crônicas dos Campos Gerais: O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão cultural e literária.
Tais relatos deverão ser divulgados em jornais, portais digitais, rádios e canais de TV da região e, em se viabilizando parceiros financiadores, em livro a ser editado ao final do projeto. Esta segunda edição, iniciada em março de 2021, deve estender-se até junho de 2022. Espera-se que os relatos promovam intercâmbio de sensações que instiguem a criação literária, a leitura e apoiem o envolvimento afetivo e participativo do cidadão com a região, reforçando a autoestima pátria e a mobilização para a melhoria da valorização e criação literária, da cultura e da qualidade de vida urbana/rural.
Interpretação: Mareli Martins
Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior – músico e sonoplasta
Trilha musical de fundo: The Masquerade Is Over (Benny Golson)
Trilha Musical Final: A rua – Gilberto Gil
CLIQUE NO LINK PARA OUVIR A CRÔNICA:
OUÇA TODAS AS CRÔNICAS:
https://marelimartins.com.br/category/cronicas/