Close

Prefeita de PG confirma que Pronto Socorro não reabrirá como hospital e será ambulatório da UEPG

Prefeita de PG confirma que Pronto Socorro não reabrirá como hospital e será ambulatório da UEPG
  • Publishedsetembro 19, 2022
Pronto Socorro deve virar Ambulatório da UEPG, anuncia prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD). (Foto: PMPG)

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) confirmou que o Hospital Amadeu Puppi (Pronto Socorro) de Ponta Grossa não reabrirá como hospital, como tinha funcionamento antes do fechamento. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (19).

A prefeita afirmou que o local será transformado em Ambulatório Universitário e terá a gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Durante o evento, a prefeita não disse quanto vai custar a reforma do Pronto Socorro para que seja transformado em Ambulatório da UEPG e também não disse de onde virão os recursos para isso.

A prefeita também afirmou que o Ambulatório da UEPG deve passar a atender gestantes de alto risco.

O ambulatório abrange serviços como consulta, avalições de condições clínicas como pressão arterial, temperatura, exames de baixa complexidade e procedimentos cirúrgicos também de baixa complexidade.

Ou seja, se o paciente precisar de internamento terá que ser transferido para hospitais dentro da fila de espera da Central de Regulação de Leitos.

Antes, o Pronto Socorro era um hospital e isso incluía internamento de pacientes. Após o fechamento, aumentou a fila de espera de pacientes que aguardam por leitos em hospitais.

Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, os serviços de adaptação predial serão iniciados rapidamente para que essa transferência seja feita no menor espaço de tempo possível.

Equipes da Prefeitura de Ponta Grossa, da SESA e da UEPG têm mantido diversas reuniões, com várias visitas técnicas ao prédio, para os ajustes necessários.

Serão precisos ainda, além das obras iniciais de adaptação, projetos de recomposição e adequação de algumas alas, especialmente o corpo principal, que tem severos problemas na cobertura – o que levou à interdição do centro cirúrgico e, por consequência, à suspensão das atividades no hospital.

O anúncio está sendo feito neste momento, explica a prefeita, em função da necessidade de um amplo estudo para a definição do perfil assistencial do Amadeu Puppi, em relação aos outros prestadores de serviços de saúde. A saúde pública na região, lembrou a prefeita, vem ficando mais complexa e exigindo arranjos cuidadosos.

“Não podemos ter estruturas canibalizando serviços umas das outras. Nem estrutural sem perfil assistencial definido”, destacou a prefeita de Ponta Grossa.

Essa não é a primeira vez, que a Prefeitura transfere serviços municipais para a UEPG. A prefeitura passou para a UEPG o comando do Hospital da Criança. Depois disso, foi suspenso o Pronto Atendimento Infantil (PAI) no Hospital da Criança e transferido para a única UPA da cidade, UPA Santa Paula. O Pronto Atendimento Santana não tem credenciamento como UPA.

As obras iniciais de adaptação do prédio para funcionamento do ambulatório começam nos próximos dias. Ao mesmo tempo, serão alinhados os projetos para as etapas subsequentes das reformas necessárias, bem como estruturados os vários níveis de complexidade dos serviços oferecidos, assim também as etapas de ocupação do prédio, à medida em que as reformas avançam.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, disse que considera positiva a parceria entre UEPG e Prefeitura de Ponta Grossa.

“A União entre a Secretaria de Estado da Saúde, UEPG, através da superintendência geral de ciência, tecnologia e ensino superior, juntamente com a prefeitura, demonstra que os órgãos públicos estão comprometidos visceralmente com a resolução dos problemas de saúde da região de Ponta Grossa, do município de Ponta Grossa e do Estado do Paraná”, disse o reitor.

Também participaram do anúncio o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, a presidente da Fundação de Saúde de Ponta Grossa, Juliane Dorosxi Stefanczak.

Anúncio de que Pronto Socorro seria Centro de Ortopedia não se confirmou

No dia 15 de junho de 2022, o ex-secretário de Infraestrutura e Logísitica do Paraná e agora candidato à releeição ao cargo deputado federal, Sandro Alex (PSD), fez um vídeo, ao lado do secretário de Saúde, Cesar Neves, prometendo a reabertura do Pronto Socorro de Ponta Grossa (Hospital Amadeu Puppi), que foi fechado pela prefeita Elizabeth Schmidt.

O anúncio foi feito às vésperas de uma agenda do candidato à reeleição ao governo do Paraná, Ratinho Jr (PSD). No entanto, o governador não confirmou o anúncio e ninguém mais ouviu falar sobre o assunto.

A prefeita também havia feito o mesmo anúncio.

Veja o vídeo da prefeita de Ponta Grossa sobre o Centro de Ortopedia

https://www.facebook.com/prefeitaelizabeth/videos/542029044144526

Veja o anúncio feito pelo ex-secretário de Infraestrutura e pelo secretário de Saúde



Matérias relacionadas:

https://marelimartins.com.br/2022/06/21/ratinho-jr-nao-confirma-investimentos-para-saude-de-pg-anunciados-por-elizabeth-e-sandro/

https://marelimartins.com.br/2022/09/02/mp-investiga-mortes-em-pg-por-falta-de-leitos-e-intima-estado-do-parana/

https://marelimartins.com.br/2022/04/05/nao-ha-prazo-para-reabertura-do-pai-no-hospital-da-crianca-e-a-reforma-do-pronto-socorro-diz-secretario/

https://marelimartins.com.br/2022/03/15/centro-cirurgico-do-pronto-socorro-de-pg-e-interditado-e-pacientes-serao-transferidos-para-hospitais-do-estado/

https://marelimartins.com.br/2021/09/21/estado-aponta-irregularidades-na-upa-santana-e-no-pronto-socorro/


https://marelimartins.com.br/2021/03/30/problema-na-calha-causou-alagamentos-no-pronto-socorro-diz-

https://marelimartins.com.br/2021/03/28/funcionarios-usam-baldes-para-conter-goteiras-no-pronto-socorro-de-ponta-grossa/

Deixe uma resposta