Pedágio no Paraná vai ficar ainda mais caro, diz TCU


De acordo com o relatório dos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o novo modelo de pedágio do Paraná, as tarifas podem ficar ainda mais caras do que no modelo anterior.
O governador reeleito no Paraná, Ratinho Junior (PSD) prometeu baixar as tarifas em 50% no novo modelo. Mas anunciou que vai criar mais 15 praças de pedágio. Dessa forma, o Paraná terá 42 praças no total.
O relatório aponta que foram incluídas obras que já foram pagas pela população do Paraná e muitas nem saíram do papel. E as que foram executadas tem cobrança novamente. Ou seja, o paranaense vai pagar duas vezes por obras, independente se foram executadas.
Os técnicos do TCU fizeram 12 determinações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre elas, que realize o ajuste necessário no modelo econômico financeiro, para que não haja duplicidade de investimentos.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiati, apesar dos aumentos dos insumos que elevaram o custo de obras, o preço das futuras tarifas deve ser menor do que das antigas concessões.
“Nós esperamos e temos praças sim que vão dar mais de 50% de desconto. O ministério [de Infraestrutura vem nos sinalizando que existem ‘players’, (competidores) que estão com apetite de entrar nessa nova concessão, que poderão sim dar bons descontos nos nossos lotes”, afirmou.
Segundo o Governo do Paraná, a disputa entre as empresas que devem assumir as rodovias será na Bolsa de Valores, pelo menor preço. Vencerá a concessionária que oferecer o maior desconto em cima da tarifa estabelecida no edital.
A expectativa era de que as tarifas custassem, em média, 50% mais baratas do que os preços anteriores.
Porém, de acordo com o relatório dos técnicos do TCU, o objetivo da nova concessão de rodovias não deve atingido com os projetos apresentados.
Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que tomou conhecimento do relatório da área técnica (TCU) e “está analisando detalhadamente os apontamentos e avalia possíveis aperfeiçoamentos”.