TSE mantém Jocelito inelegível


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter a impugnação da candidatura de Jocelito Canto (PSDB) para a Câmara Federal. O julgamento do recurso ocorreu nesta terça-feira (6). O TSE acompanhou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu a candidatura de Jocelito, por meio da ação feita pelo deputado federal Sandro Alex (PSD).
Com a decisão, Jocelito não poderá assumir a vaga na Câmara Federal, mesmo tendo conquistado 74.348 votos, sendo eleito pela votação. Jocelito pode ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem fica com a vaga do PSDB na Câmara Federal é o ex-governador Beto Richa, que fez 64,8 mil votos e o foi o segundo mais votado do partido.
Sandro Alex utilizou um processo antigo em que Jocelito Canto foi condenado quando era prefeito de Ponta Grossa. A ação trata da utilização de policial militar como segurança particular. Jocelito foi condenado a ficar oito anos inelegível por conta desse processo.
O relator do processo de Jocelito Canto, ministro Carlos Horbach, disse não considerar as teses da defesa e repetiu trechos da condenação de Jocelito pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e reafirmou que a decisão do Tribunal Regional do Paraná (TRE) foi correta.
“Não considero razão ao recorrente e às teses do recorrente. Jocelito foi condenado e a condenação apresentou ato doloso, improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Quando prefeito, ele tinha conhecimento, sabia do desvio de função do militar para sua segurança pessoal. Dessa forma, nego provimento ao recurso interposto”, disse o ministro Carlos Horbach.
Os demais ministros acompanharam o voto do relator.
A votação em PG
Jocelito Canto foi mais votado em Ponta Grossa para deputado federal, com 55.694 mil votos. Sandro Alex fez em Ponta Grossa 31.913 votos.
Na disputa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Mabel Canto foi a mais votada em Ponta Grossa, com 51.375 mil votos e o rival Marcelo Rangel obteve 31.131 votos na cidade.
Diante da derrota em Ponta Grossa, Rangel e Sandro demonstram preocupação com as eleições de 2024, visto que a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) tem desaprovação da cidade em relação ao governo.
E Aliel Machado (PV) obteve 20.833 em Ponta Grossa.
Na soma dos votos em demais cidades, Sandro Alex foi o mais votado, com 168.157 mil votos. Aliel Machado conquistou 94.839 mil votos.
Para a Alep, representando Ponta Grossa, Mabel Canto foi a mais votada com 70.215 votos. Rangel totalizou 42.002 votos.