Contrato com VCG encerra em junho e Prefeitura de PG ainda não abriu licitação


O contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) encerra em junho de 2023, no entanto a Prefeitura de Ponta Grossa ainda não abriu a nova licitação do transporte coletivo. Desde o começo do mandato, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) sabia do encerramento do contrato. Dessa forma, já deveria ter encaminhado a nova licitação.
Com prazo curto e insuficiente para os trâmites de uma licitação, o governo municipal terá que fazer uma contratação emergencial para manter o serviço.
Um serviço emergencial é altamente prejudicial à população. Se atualmente eo serviço prestado pela VCG não agrada os usuários, em caráter emergencial a tendência é piorar. A empresa que for contratada nesse modelo terá poucas obrigações com os usuários.
Nos bastidores circulam informações sobre um “trambique” para manter a VCG operando em Ponta Grossa.
O projeto que trata da lei do transporte coletivo já deveria ter passado pela Câmara dos Vereadores, mas enfrentou resistência principalmente do agora presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD). No ano de 2022, ele fez vários discursos contrários à aprovação do projeto.
O Blog da Mareli Martins obteve a informação de que nesta segunda-feira (16) vai ocorrer uma reunião entre os integrantes da Comissão do Transporte para definir o cronograma para a nova licitação.
Mas tudo indica que o cidade não vai escapar de um contrato emergencial. E que pode ser um acordo entre Prefeitura de Ponta Grossa e Câmara dos Vereadores para facilitar a vida da VCG.