Com Rangel no governo, vaga de PG na Alep fica com deputado de Arapongas


Os deputados estaduais tomarão posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSD), tomará posse, no entanto, passará a vaga para Pedro Paulo Bazana (PSD), natural de Arapongas, município da região norte.
Nas eleições de 2022, Rangel foi eleito para representar Ponta Grossa e os Campos Gerais na Alep com o total de com 42.002 votos, sendo 31.131 somente em Ponta Grossa.
Mas o ex-prefeito, que já foi também deputado, assumiu o cargo de secretário de Inovação Modernização e Transformação Digital no segundo mandato de Ratinho Jr (PSD).
Quem ficará com a vaga de Rangel será Bazana, que foi eleito 1º suplente pelo PSD com 30.931.
Dessa forma, Ponta Grossa terá apenas a deputada reeleita Mabel Canto (PSDB) como representante na Alep. No mandato anterior, eram duas vagas de Ponta Grossa. Mas Plauto Miró Guimarães Filho (União Brasil) não foi reeleito e deixou a Alep depois de oito mandatos. Ele somou 21.375 votos, sendo 8.066 votos na cidade de Ponta Grossa.
Se em 2024, Mabel disputar a eleição para Prefeitura de Ponta Grossa e for eleita prefeita, a cidade ficará sem representante na Alep.
Sandro Alex pode assumir novamente cargo de secretário
E a mesma prática de não assumir o mandato pode ocorrer novamente com o irmão de Rangel, Sandro Alex (PSD), reeleito para a Câmara Federal. Na eleição anterior, Sandro não cumpriu o mandato e foi secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná e poderá assumir o mesmo cargo. Mas isso ainda não está definido.