Mabel Canto será a única representante de Ponta Grossa na Alep


Os 54 deputados estaduais toma posse nesta quarta-feira (1°). Ponta Grossa terá apenas a deputada reeleita Mabel Canto (PSDB) como representante. Mabel foi a deputada estadual mais votada em Ponta Grossa. Dos 70.215 votos, foram 51.375 em Ponta Grossa.
A cidade também elegeu o ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD), mas ele assumiu cargo de secretário estadual de Inovação Modernização e Transformação Digital e não vai cumprir o mandato. Dessa forma, a vaga de Rangel fica com deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), natural de Arapongas, município da região norte.
Além de ser a mais votada em Ponta Grossa, Mabel também foi a mais votada em municípios da região dos Campos Gerais.
“Estou muito honrada pela votação que recebi. Dobrei a votação na eleição, de 35 mil na última para 70 mil agora. É o resultado do trabalho que fizemos ao longo desses quatros anos, na Assembleia, de muita luta pela saúde, pelos direitos das mulheres”, disse a deputada Mabel.
O nome de Mabel Canto é cotado para a disputada da prefeitura de Ponta Grossa em 2024. Em 2020, ela foi ao segundo turno e conquistou 79.929 votos (47,52%). Elizabeth Schmidt (PSD) venceu com 87.932 votos (52,38%).
Mabel recebeu mais de R$ 1 milhão de fundo eleitoral
Questionada pelo Blog da Mareli Martins (após a eleição) sobre o alto valor que recebeu do fundo eleitoral (R$1.028.456,73), a deputa Mabel disse que gerou empregos com o recurso e que apesar ser contrária o fundão, defende que se não utilizasse, o valor seria destinado para outros candidatos.
“Em duas campanhas não usei o fundo eleitoral, eu era contra e continuo contra. Mas eu usei porque o fundo não volta pra saúde e educação e vai para outros candidatos. Na eleição passada eu gastei 290 mil e não usei fundo e a Elizabeth só de fundo usou 1,2 milhões, então veja a diferença. Será que se eu tivesse usado o fundo não teria sido eleita prefeita? Eu usei agora principalmente para gerar emprego para muitas pessoas que trabalharam na campanha e puderam ter renda”, disse.
HUSSEIN BAKRI NÃO É DEPUTADO DE PONTA GROSSA
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e o seu grupo formando por Sandro Alex e Marcelo Rangel insistam em dizer que Hussein Bakri (PSD) é deputado de Ponta Grossa. Mas é preciso esclarecer que isso não é verdade. Bakri é de União da Vitória. Ou seja, não foi a população de Ponta Grossa que elegeu. Bakri fez 2.659 votos em Ponta Grossa. Foi eleito com 97.681 votos no total.
LEIA TAMBÉM: COM RANGEL NO GOVERNO, VAGA DE PG NA ALEP FICA COM DEPUTADO DE ARAPONGAS