Prefeitura de PG muda integrantes da comissão sobre licitação do transporte

Prefeitura de PG substitui integrantes da Comissão Especial do Transporte. (Foto: PMPG)

A licitação do novo contrato do transporte coletivo de Ponta Grossa segue cheia de “mistérios”. Tudo indica que o “esquemão” tem como objetivo manter a Viação Campos Gerais (VCG) no comando do transporte coletivo

O contrato entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a VCG encerra em junho de 2023, ou seja, o prazo está bem apertado para o processo licitatório.

A Prefeitura de Ponta Grossa mudou alguns dos integrantes da Comissão Especial da Licitação do Transporte. A principal mudança foi a saída do procurador Márcio Rezende, que era o presidente da comissão. Rezende encaminhou uma carta aberta para a população de Ponta Grossa, em que relata que “houve discordância pela gestão na forma de atuação da comissão e a respeito das prioridades e objetivos do projeto”. (Leia a carta no final do texto)

Nos bastidores, a informação é que integrantes da primeira comissão teriam apontado problemas como a demora na abertura da licitação e outros itens que demostram um claro interesse da Prefeitura de Ponta Grossa em “manter a VCG no comando”.

Pelos lados da Câmara dos Vereadores, o agora presidente Filipe Chociai (PSD) foi um dos vereadores que insistiu e colaborou para que o Projeto de Lei sobre o transporte coletivo não estivesse na pauta de votações no ano de 2022, o que atrasa o processo da licitação.

Veja a Carta Aberta escrita por Márcio Rezende, ex-presidente da Comissão da Comissão da Licitação do Transporte

Veja os nomes dos novos integrantes da Comissão Especial do Transporte

Revogação da comissão anterior

Audiência Pública

Nesta sexta-feira (10) será realizada uma audiência pública sobre a licitação do transporte coletivo. O encontro será no Centro de Educação Ambiental, no Lago de Olarias, a partir das 16h.

PREFEITURA DE PG DIVULGA PROPOSTA PARA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou em janeiro a minuta do edital para nova licitação do transporte coletivo do Município. O contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) encerra em junho de 2023.

Os detalhes podem ser acessados pelo link: Consulta Pública do Edital – SMIP – Departamento de Transporte (pontagrossa.pr.gov.br)

Pela proposta, a concessão do transporte público de Ponta Grossa será realizada na modalidade de concorrência pública, sendo o critério de julgamento menor tarifa de remuneração, assim, será vencedor aquele que ofertar o menor valor por quilômetro.

A concessão será por 20 anos e dividida em dois lotes. O novo projeto prevê bilhetagem 100% eletrônica.

O estudo realizado pelo Município tem a previsão da implantação de cinco articulados elétricos em cada lote com possibilidade do aumento de veículos. 

A formatação do projeto foi coordenada pela Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, estrutura multidisciplinar composta por autoridades e servidores do Município, e contou com a atuação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

Deixe um comentário