Falta de manutenção deixa rodovias do Paraná em situação precária


A população do Paraná está sofrendo com o resultado da falta de manutenção das rodovias do estado. São crateras, rachaduras em asfalto, deslizamentos por falta de estruturas adequadas de proteção, buracos enormes que causam transtornos e que poderiam ser resolvidos com manutenção. Barragem transbordando, como ocorreu em Bandeirantes, no norte do Paraná. Interdições em rodovias trazendo prejuízo aos paranaenses.
É claro que a situação não começou hoje, sempre existiu, mas estamos acompanhando as consequências de uma gestão incompetente na área de infraestrutura. Um estudo feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado em novembro de 2022, mostra que 62,5% das rodovias do Paraná apresentam problema com asfalto e sinalização.
Na última terça-feira (7) um trecho da BR-277 afundou e apareceram fendas no quilômetro 33, em Morretes. Depois disso, começaram as interdições. Geólogos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), afirmaram que o trecho está geologicamente comprometido.
Para o governo de Ratinho Jr (PSD) é conveniente culpar a chuva e até mesmo São Pedro pela situação. No Palácio Iguaçu circulam desconfianças de que o tal santo é membro da oposição.
O fato é que não se ouviu até o momento uma justificava do governador Ratinho Jr e de seu secretário Sandro Alex (PSD) para tamanho descaso com as rodovias do estado. Apesar de ter sido eleito deputado federal, Sandro não cumpriu o mandato e foi secretário de Infraestrutura e Logística na primeira gestão de Ratinho Jr. E a história se repete, Sandro foi reeleito deputado, mas novamente não vai cumprir o mandato e voltou ao mesmo cargo de secretário.
Porém, desde que o caos se instalou nas rodovias, o secretário Sandro simplesmente sumiu. Cadê você, secretário? O povo te chama!
Em viagem ao Japão, o governador mandou uma mensagem ao povo do Paraná, culpando o governo federal pela situação que envolve os pedágios e tentando esconder que o seu governo foi omisso em relação às rodovias. Quem sabe Ratinho foi perguntar aos japoneses como é que se faz uma gestão na área de infraestrutura.
Acordos costurados em ano eleitoral favoreceram a reeleição do governador, mas deixaram inúmeros prejuízos ao povo do Paraná. Malandramente Ratinho Jr utilizou os pedágios de forma eleitoreira ao deixar de fazer a licitação durante a sua primeira gestão. Os contratos com as pedageiras corruptas encerraram em novembro de 2021 e o governador tinha total conhecimento disso. Mas Ratinho Jr preferiu deixar o Paraná sem pedágios no ano eleitoral, para vender uma imagem de que “acabou com os pedágios”. Nos bastidores, todos sabiam que o golpe viria depois da eleição
Além disso, Ratinho Junior e o desaparecido secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, combinaram com o ex-presidente Bolsonaro (PL) um modelo de pedágio ainda pior do que o anterior. E ninguém imaginou que poderiam piorar o que já estava ruim.
Ratinho Jr e Sandro Alex querem criar mais 15 praças de pedágios, totalizando 42, o que vai aumentar o custo para a população. O modelo não prevê licitação especificamente pela menor tarifa, como diz o governador, pois terá um aporte das concessionárias, praticamente igual a chamada outorga defendida no primeiro modelo apresentado em 2021.
O modelo também possibilita um aumento no preço das tarifas por trecho de obra duplicada pelas concessionárias. Estes famosos degraus tarifários custaram muito caro ao Paraná no modelo anterior. E ainda querem que a população pague duas vezes por obras já pagas no modelo anterior, sem falar que muitas nem foram executadas.
No entanto, a vitória de Lula (PT) estragou os planos do governador e do secretário. Pois o esquema era com o governo de Bolsonaro. E agora, José? O que fazer?
De forma covarde, Ratinho Jr tenta jogar a responsabilidade dos pedágios para o Governo Federal. O governador diz que o “Paraná tem pressa na questão dos pedágios”. Pressa para quem? Pressa para as concessionárias que roubaram o Paraná desde 1997? Pressa em pagar os acordos feitos em ano eleitoral? Ratinho teve pressa em fazer esquemas para ser reeleito, mas não teve pressa em atender as população do Paraná, que hoje sofre com a situação das rodovias.
Mas é preciso dizer que o povo do Paraná tem pressa sim, senhor governador! O povo do Paraná tem pressa em ver a manutenção das rodovias que estão um caos.
O povo do Paraná tem pressa em nunca mais ser roubado como foi ao longo do modelo anterior de pedágios. O povo tem pressa em trafegar em asfalto de qualidade.
E no caso do retorno dos pedágios, o povo só pode pagar uma tarifa justa, sem roubalheira, recebendo um serviço de qualidade.
O povo do Paraná tem pressa em ser respeitado e ver os seus impostos sendo devolvidos em melhorias na infraestrutura.
O povo do Paraná tem pressa, senhor governador! Tem pressa em ver as suas promessas de campanha sendo cumpridas: menor tarifa (sem aumento abusivo a cada ano ou obra de duplicação), obras que saiam do papel. Para tudo isso, o povo tem pressa!
Mãos à obra, governador Ratinho Jr e secretário Sandro Alex! Afinal, o povo tem pressa!
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