PT e PSDB articulam união para eleições de 2024 no Paraná: outros sete partidos integram grupo


Lideranças dos partidos PT, PSDB, PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PV, Solidariedade e Rede realizaram nesta segunda-feira (20) o 1º Encontro da Coalizão em Defesa do Paraná. O encontro aconteceu em Curitiba e pode resultar na união entre PT e PSDB no Paraná nas eleições municipais de 2024, com possibilidade de união também nas eleições de 2026 (estadual).
Além disso, os partidos debateram os temas polêmicos do estado e se colocaram contrários ao modelo de pedágio defendido pelo governador Ratinho Jr (PSD), proposta feita em conjunto com o ex-presidente Bolsonaro, contra a privatização da Copel e por melhorias no Porto de Paranaguá.
O presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, destacou a importância da união de forças entre os partidos para que o Paraná tenha um modelo justo de pedágio e por melhores propostas nas eleições municipais.
“Tivemos um consenso em pautas, contra o pedágio do Ratinho Junior, contra a privatização da Copel, queremos melhorias para o Porto de Paranaguá e estamos discutindo um cenário para que possamos estar juntos nas eleições de 2024”, disse.
Em relação aos pedágios, o presidente Lula (PT) destacou que “deve mudar o edital de licitação para que as tarifas sejam menores e o contrato traga garantia da execução de obras”. A declaração de Lula ocorreu em Foz do Iguaçu, na última semana.
O presidente do PSDB no Paraná, deputado federal Beto Richa, não participou do encontro. Os tucanos foram representados pelo ex-deputado Michelle Caputo.