Close
Destaque

Vereadora de PG defende ‘Semana Marielle Franco contra feminícidio’, vereador propõe nome de ‘Corina Portugal’

Vereadora de PG defende ‘Semana Marielle Franco contra feminícidio’, vereador propõe nome de ‘Corina Portugal’
  • Publishedmarço 22, 2023
Vereadores discordam sobre nome para semana de combate ao feminícidio em Ponta Grossa. (Fotos: Luiz Lacerda/CMPG)

O vereador Leandro Bianco (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei substitutivo para a criação da ‘semana  de luta pela igualdade de gênero e contra o feminicídio e genocídio da mulher negra’. O projeto inicial foi apresentado pela vereadora Josi Kieras (PSOL). A discordância está no nome que será homenageado.

A vereadora Josi Kieras quer homenagear Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro. Mas Leandro Bianco acredita que essa é a oportunidade para fazer uma homenagem a Corina Portugal, que foi vítima de feminicídio em Ponta Grossa, no ano de 1889.

Alguns vereadores já assinaram a proposta em apoio ao vereador, Léo Farmacêutico, Celso Cieslak, Jairton da Farmácia, Ezequiel Bueno, Adriana, Dr Zeca, Daniel Milla, Divo, Paulo Balansin, Izaias Salustiano

“É razoável o nome de Corina Portugal para essa semana, ela é uma personalidade histórica de Ponta Grossa e sempre é lembrada por ter sido vítima de feminicídio. Acredito que essa homenagem supre a tentativa de mudar o nome da avenida principal da cidade”, disse o vereador Leandro Bianco.

O vereador faz referência a outra proposta também da vereadora Josi Kieras para mudar o nome da Avenida Vicente Machado para Corina Portugal.

Em relação ao Projeto de lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Ponta Grossa a “Semana Marielle Franco de Luta pela igualdade de Gênero, contra o feminicídio e o genocídio da mulher negra” a ser comemorada anualmente entre os dias 8 e 14 de março.

De acordo com o mandato coletivo do PSOL “este projeto busca conscientizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres, sobretudo as mulheres negras, que são as mais afetadas. Marielle foi exemplo de luta pelas mulheres marginalizadas, nosso papel é dar continuidade a sua luta, dando visibilidade para esta pauta que para nós é fundamental”, diz o partido.

Sobre a proposta de mudança do nome da avenida Vicente Machado para Corina Portugal

Vicente Machado, nome atual da avenida, na época deputado provincial foi o advogado de defesa de Campos e teria inventado a traição para livrá-lo da condenação. À época, a opinião pública apoiou o criminoso considerando que ele agiu para defender sua honra. Através de cartas divulgadas pelo doutor João Menezes Dória, desafeto político de Vicente Machado, que acusou de ser o amante de Corina Portugal,  a verdade veio à tona e a vítima de feminicídio passou a ganhar seus primeiros admiradores,  e o viúvo da jovem cometeu suicídio. 

Segundo a vereadora do Mandato Coletivo do PSOL, Josi Kieras, a apresentação do projeto de lei “atende à reivindicação de amplos setores da sociedade que buscam o resgate histórico da pessoa de Corina Portugal”.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *