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Lula descumpre promessa e vai aceitar modelo de pedágio de Ratinho Jr e Bolsonaro

Lula descumpre promessa e vai aceitar modelo de pedágio de Ratinho Jr e Bolsonaro
  • Publishedabril 14, 2023
Nesta semana o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o modelo financeiro do novo pedágio no Paraná está definido e não o que Lula prometeu em campanha. (Fotos: Agência Brasil e AEN)

O presidente Lula (PT) vai descumprir mais uma das promessas feitas em campanha. Dessa vez, envolve os pedágios do Paraná. Lula prometeu que “a tarifa custaria no máximo cinco reais”, fez críticas ao modelo apresentado pelo Governo do Paraná e defendeu o chamado “modelo de manutenção”. (Relembre a proposta no final do texto)

Mas nesta semana o ministro de Infraestrutura do governo de Lula, Renan Filho, confirmou a informação de que o Governo Federal vai aceitar a proposta do modelo de pedágio apresentado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e pelo ex-presidente Bolsonaro (PL).

O presidente do PT no Paraná, deputado Arilson Chiorato, disse ao Blog da Mareli Martins que “não recebeu ainda nada oficial sobre a definição”, mas não negou a informação do ministro. Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deputados que foram contrários ao modelo, seguem “calados”.

Os deputados contrários ao modelo acreditavam que com a eleição de Lula seria possível mudar a proposta, mas isso não vai acontecer.

Nesta sexta-feira (14) o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex (PSD), confirmou ao Blog da Mareli Martins que o novo modelo de pedágios está definido.

Conforme o secretário, o Governo Estado aguarda o retorno do presidente Lula (PT) ao Brasil, para dar início ao processo de licitação dos primeiros lotes. Lula está em viagem à China e deve retornar no domingo (16).

“Eu retorno para a secretaria após o anúncio do governo federal do modelo de concessão das nossas rodovias, que é o modelo que o governo do Paraná defendeu e apresentou e que apoia, com inclusão de tarifa justa, com inclusão de obras, como menor preço e com transparência.”

O modelo apresentado pelo Governo do Paraná prevê a criação de mais 15 praças de pedágio, chegando a 42 no total e com aumento na tarifa após as duplicações de rodovias.

Ratinho Jr propõe que a concessão seja pela menor tarifa, porém será exigido das empresas um aporte. No entanto, o valor de referência da tarifa para a licitação ainda não foi divulgado.

Nesta semana o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o modelo financeiro do novo pedágio no Paraná está definido e destacou apenas mudança no valor do aporte.

“Vários estados se ressentem do alto custo do pedágio, e a gente buscou mais modicidade tarifária. Agora, será aporte zero até o desconto de 18%. Antes já haveria necessidade de aporte com desconto de 1%. Sem aporte significa que os concorrente vão ser incentivados a dar um desconto mais para o pedágio”, afirmou Renan Filho.

O modelo que Ratinho Jr defende, junto com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), foi elaborado junto com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL).

O modelo prevê licitação pela menor tarifa, mas com um aporte (quase igual outorga que existia no primeiro modelo discutido), ou seja, a licitação não será necessariamente pela menor tarifa.

O modelo prevê a criação de mais 15 praças de pedágio, chegando a 42 no total e aumento na tarifa após as duplicações de rodovias.

Relembre a proposta de Lula na campanha

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