Close
Destaque

OAB questiona UEPG sobre experiência com cães da raça beagle

OAB questiona UEPG sobre experiência com cães da raça beagle
  • Publishedabril 19, 2023
Comissão de Proteção e Direito dos Animais da Ordem dos Advogados (OAB) pede explicações para UEPG sobre experiência com cães da raça beagle. (Foto: Facebook/OAB-Ponta Grossa)

A Comissão de Proteção e Direito dos Animais da Ordem dos Advogados (OAB) da Subseção de Ponta Grossa questionou nesta terça-feira (18) a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sobre uma experiência com utilização de cães vivos da raça beagle. A comissão encaminhou um ofício solicitando explicações ao reitor Miguel Sanches Neto e aguarda a resposta.

O assunto se tornou público depois que o Blog da Mareli Martins recebeu denúncias de funcionários da UEPG e do Grupo Fauna de Proteção aos Animais. Em matéria publicada no dia 12 de abril, o reitor Miguel Sanches Neto disse “que a pesquisa é de um ex-professor da universidade” e afirmou que “o professor pediu para utilizar o laboratório da UEPG para realização da experiência com os cães da raça beagle, mas a universidade negou o pedido”. O reitor também declarou ser “contrário à realização deste tipo de experimento”. (veja a matéria: https://marelimartins.com.br/2023/04/12/funcionarios-denunciam-pesquisa-academica-com-utilizacao-de-caes-da-raca-beagle-em-pg/

Funcionários relataram que o procedimento estaria agendado para ocorrer no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), no laboratório Técnica Operatória (TO) do curso de Medicina da UEPG.

Por meio de ofício, nesta terça-feira (18), o presidente da Comissão de Proteção e Direito dos Animais da OAB de Ponta Grossa, Anael Ruccieri Proença dos Santos, pediu informações à UEPG sobre o responsável pela pesquisa, requerimentos oficiais para utilização do laboratório da universidade para a experiência com animais vivos, decisão da Reitoria da universidade e critérios adotados, entre outras informações.

“Considerando que o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, na cidade de Bruxelas em 1978 que prevê em seu artigo 8º, item 1, que a experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação”, diz o trecho do ofício encaminhado pela Comissão de Proteção e Direito dos Animais da OAB de Ponta Grossa para a UEPG.

Veja as informações solicitadas pela OAB para a UEPG

Veja o que diz a OAB sobre experimentos com uso de animais

Publicação da OAB no Instagram

VEJA A MATÉRIA RELACIONADA

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *