Tarifa da Sanepar ficará 8,23% mais cara a partir de maio


A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Paraná (Agepar) aprovou na última semana o aumento de 8,23% na tarifa de água cobrada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os novos valores começam a valer em 17 de maio. O aumento ficou maior que a inflação de 2022, que fechou em 5,79%, conforme o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo a Agepar, “a definição do índice considerou contribuições apresentadas em audiência pública na última terça-feira (18), novos investimentos, custos da empresa e o número de consumidores beneficiados com a tarifa social”.
Aumento do lucro da Sanepar tem relação com o reajuste na conta de água
Somente em 2019, o governo do Paraná autorizou o aumento de 12,13% na tarifa de água e nos anos seguintes foram vários reajustes.
Entre julho e setembro de 2022, a receita líquida da Sanepar ficou em R$ 1,4 bilhão, alta de 8,4% contra um ano antes.
A Sanepar registrou lucro líquido de R$ 274,9 milhões no terceiro trimestre de 2022, valor 2,8% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, conforme a companhia, em dados divulgados em novembro de 2022.
A empresa disse que o “resultado foi impactado principalmente pelo crescimento de 8,4% da receita operacional líquida e pelo aumento do valor das receitas financeiras”.
Matéria relacionada