Close

Lula descumpre promessa da tarifa de cincão no pedágio e aceita modelo de Ratinho Jr e Bolsonaro

Lula descumpre promessa da tarifa de cincão no pedágio e aceita modelo de Ratinho Jr e Bolsonaro
  • Publishedmaio 4, 2023
Paraná não terá pedágio de ‘cincão’, como prometeu Lula. O presidente aceitou o modelo criado pelos governos de Ratinho Jr e Bolsonaro. (Foto: Ricardo Stuckert/AEN)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  descumpriu a promessa feita em campanha eleitoral para os pedágios do Paraná. Lula prometeu que “ as tarifas de pedágio não iriam custar mais do que cinco reais”. E também afirmou que “não aceitaria o modelo de pedágio elaborado no governo de Bolsonaro”.

“O atual presidente quer aumentar ainda mais as tarifas e criar quinze novas praças, prejudicando quem viaja e toda a economia do estado. A boa notícia é que vou reduzir a tarifa para no máximo cinco reais e assim teremos um pedágio com preço justo”, prometeu Lula durante a campanha eleitoral de 2022.

Relembre a promessa de Lula

Na prática, o petista fez o contrário. Lula aceitou o modelo de pedágios criado no governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) e junto com o governador Ratinho Jr (PSD), que oficializou a delegação das rodovias estaduais ao governo federal. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (3) durante encontro entre Lula, Ratinho Jr, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), além do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Os deputados federais do PT seguem “calados”. Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Requião Filho (PT) tem feito discursos criticando Lula por não cumprir as promessas.

O presidente do PT no Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato, também demonstra decepção e aguarda a finalização do modelo na íntegra. Até o momento ainda não fez discurso sobre a decisão de Lula.

Se “o novo velho modelo” for mantido na íntegra, a concessão será por 30 anos, com criação de 15 novas praças de pedágio, chegando a 42, aumento de tarifa conforme duplicação, degrau tarifário de 40%. O governador Ratinho Jr que prometeu “redução de 50% nas tarifas”, agora fala em 20% ou 25%, mas o desconto pode ser mais baixo que estes percentuais.

Além disso, existe a permissão de que as seis concessionárias que roubaram o Paraná possam participar da licitação. O acordo de leniência firmado entre o Ministério Público do Paraná e o Governo do Estado já liberava as pedageiras corruptas para participação da licitação. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também liberou as concessionárias.

E nenhum dos governos (Lula e Ratinho Jr) criou nenhum mecanismo no edital para vedar a participação de empresas que  praticaram atos de corrupção, como foi o caso da seis concessionárias do Paraná.

Vale lembrar que todas as empresas que tinham a concessão dos pedágio no Paraná estão envolvidas em corrupção: Viapar, Rodonorte, Econorte e as empresas do Grupo CR Almeida, Ecocataras, Caminhos do Mar e Ecovia.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta