“Pedágio vai continuar caro e sem garantia de execução das obras, esperem pelo pior”, diz Romanelli


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) criticou o modelo de pedágio escolhido por Ratinho Junior (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em discurso nesta segunda-feira (8), Romanelli afirmou que a população do Paraná vai continuar pagando tarifas caras do pedágio, como foi no modelo anterior.
“O pedágio vai voltar com os preços iguais ao modelo anterior, pois não fizeram alterações. A concessão será de trinta ou até trinta e cinco anos e com a população pagando muito caro nas tarifas”, afirmou o deputado.
Romanelli afirmou que a redução não chegará perto da promessa de Ratinho Jr: “tarifas não vão reduzir em 50%, como foi a promessa do Ratinho Jr”.
Romanelli disse que o modelo aceito foi apresentado pelo ex-ministro da Infraestrutura da gestão de Bolsonaro (PL), Tarcísio Freitas (Republicanos) e lamentou o fato de Lula ter aceitado o esquema do pedágio.
“Confesso que a decisão do Lula me constrangeu, pois eu esperava uma postura diferente dele. Esse pedágio danoso vai prejudicar a economia do paraná e a população. Lula será o responsável pelas tarifas altas de pedágio e Ratinho Jr terá a responsabilidade pelas obras, que não tem garantia de execução. E não dá pra passar pano nisso”, criticou.
Segundo Romanelli o ideal seria fazer a licitação pela Lei das Concessões ,obrigando um valor como caução das concessionárias, para garantir a execução das obras. Mas tudo vai ocorrer dentro da lei das Licitações, que não garante que as obras de fato vão ocorrer.
“Novamente vamos ficar sem garantia de que as obras vão sair e não teremos para que reclamar. Esperem pelo pior”, declarou o deputado Romanelli.
O modelo de pedágio que será implantado no Paraná prevê a criação de mais 15 praças. Na concessão anterior, o estado contava com 27 praças e agora chegará a 42, conforme dados divulgados pelo Governo do Paraná. Vale lembrar, que o modelo foi elaborado pelo governo de Ratinho Jr (PSD) em conjunto com o ex-presidente Bolsonaro (PL), mas foi aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que mudou o discurso de campanha.
Lula disse, antes da eleição, que “não aceitaria o modelo de Bolsonaro” e que “as tarifas de pedágio não custariam mais do que cinco reais”. Mas as informações do próprio Governo do Paraná mostram que as tarifas vão ficaram muito mais caras que o famoso “cincão” prometido por Lula.
O modelo aponta aumento de tarifa em 40% após a totalidade das entregas das obras (duplicações). De acordo com a proposta, o período de concessão dos contratos com as empresas vencedoras será de 30 anos. Na última semana, Ratinho Jr delegou assinou com o Governo Federal o documento permite à União incluir cerca de 1,1 mil quilômetros de trechos de rodovias estaduais no pacote a ser leiloado, de um total de 3,3 mil quilômetros que ficarão sob a responsabilidade da iniciativa privada pelos próximos 30 anos.
Conforme o modelo, as 15 novas praça de pedágio serão implantadas nos seguintes locais: PR-151, km 188, em Sengés, PR-280, km 241, em Renascença, PR-182, km 510, em Ampere,BR-376, km 260, em Califórnia, BR-163, km 159, em Lindoeste, BR-467, km 89, em Toledo, BR-163, km 313, em Mercedes, BR-272, km 536, em Francisco Alves, PR-323, km 233, em Cianorte, PR-323, km 185, em Jussara, BR-376, km 60, Guairaçá, BR-153, km 5, em Jacarezinho, PR-092, km 290, em Quatiguá, PR-323, km 310, em Umuarama, PR-445, no acesso em Tamarana.