Lesa Pátria: empresários, fazendeiros e CACs estão entre os alvos da PF no Paraná


A 11ª Operação Lesa Pátria deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (11) investiga os possíveis financiadores dos atos que ocorreram no dia 08 de janeiro, em Brasília.
Durante os atos, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e ocorreram ações de violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Dos 22 mandados, 15 foram cumpridos em Castro, na região dos Campos Gerais, no Paraná.
Segundo informações levantadas pelo Blog da Mareli Martins os principais alvos estão ligados ao agronegócio, sendo a maioria fazendeiros. Outros alvos são caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). E a PF também cumpriu mandados envolvendo empresários de Castro e da região dos Campos Gerais.
A PF apreendeu veículos de luxo, dinheiro em espécie e ocorreu flagrantes de posse irregular de armas de fogo em Castro (PR). O homem estava com duas armas de fogo sem registro e foi preso em flagrante.
A maior parte dos mandados da 11ª operação foi cumprida no Paraná. Além de Castro, a PF está atuando em Missal, Londrina e Cornélio Procópio.
E o total de 22 mandados compreende ainda os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul.
Foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público. Em fases anteriores da Lesa Pátria, a Justiça também determinou bloqueios financeiros de outros supostos envolvidos nas ações.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
De acordo com a PF, nas dez etapas anteriores da Operação Lesa Pátria, foram cumpridos:
- 65 mandados de prisão preventiva (sem prazo definido);
- 4 mandados de prisão temporária (com prazo determinado);
- 174 mandados de busca e apreensão;
- 17 instaurações de inquérito policial.