Close
Sem categoria

Em Ponta Grossa, secretários, deputados e prefeitos discutem planejamento e orçamento

Em Ponta Grossa, secretários, deputados e prefeitos discutem planejamento e orçamento
  • Publishedmaio 26, 2023
Com Rede 399, Governo começa a percorrer todas as regiões para discutir planejamento e orçamento
Foto: Alex Adam/SEPL

O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (25) o projeto Rede 399, da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL). A maratona de encontros vai apresentar, em 25 municípios paranaenses, as principais ações do Estado na área: o Plano Plurianual (PPA), que orienta o orçamento do Estado, e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.

Na cidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foram discutidas demandas que envolvem as áreas da saúde, planejamento e infraestrutura.

Entre as demandas da cidade, foi discutida a necessidade de ampliação do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Em entrevista ao Blog da Mareli Martins, o secretário de Planejamento, Guto Silva, disse será feita uma análise da situação do hospital.

“Temos um rebote da pandemia, hospitais tiveram represamento de ações. Aqui nos falaram sobre a necessidade de ampliação do Hospital Regional.  Vamos fazer uma análise criteriosa sobre essa situação, pois não podemos sobrecarregar Ponta Grossa, temos que fortalecer a saúde de toda região dos Campos Gerais”, destacou.

O secretário também falou sobre a pavimentação em Ponta Grossa e sobre a promessa do governador Ratinho Jr (PSD) e da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) do asfalto 100%.

OUÇA A ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO – GUTO SILVA

(Foto: Alex Adam/SEPL)

Presidente da Comissão Orçamento da Alep destaca objetivo do Rede 399

Deputado Romanelli (PSD) – presidente da Comissão de Orçamento da Alep. (Mareli Martins)

O Rede 399 é organizado também pela Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que tem como presidente o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que também esteve em Ponta Grossa.

Romanelli, explicou que a ideia da Rede399 se destaca ao inovar o debate sobre o PPA, sempre realizado pela Alep, mas, agora, com uma participação maior de setores da sociedade. “Esse projeto com a SEPL visa qualificar o debate com a sociedade, para que, posteriormente, os deputados possam apreciar as demandas e arredondar essas propostas”, disse.

Romanelli detalhou que as demandas que vão surgir ao longo do caminho irão auxiliar na melhora das políticas públicas, que hoje visam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O plano plurianual nos orienta sobre o que devemos fazer nos próximos quatro anos, por isso este debate é importantíssimo. Essa discussão com a sociedade e os gestores em todas as regiões nos proporciona um diagnóstico para que o estado possa investir em áreas prioritárias. E nós começamos aqui pelos Campos Gerais nos municípios de Ponta Grossa e Castro, mas vamos percorrer todas as cidades”, disse Romanelli.

OUÇA A DECLARAÇÃO DEPUTADO ROMANELLI

O primeiro encontro aconteceu em Castro, pela manhã, depois Ponta Grossa no período da tarde. Nesta primeira etapa, as reuniões continuam sexta-feira (26) pelo Sudoeste, em Francisco Beltrão e Pato Branco.

Presenças em Ponta Grossa

Participaram do evento os secretários estaduais de Planejamento, Guto Silva (PSD), de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD), a deputada Mabel Canto (PSDB).

As prefeitas de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), de Carambeí, Elisângela Pedroso (PSB), o prefeitos de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União Brasil).

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *