Câmara de Ponta Grossa aprova PL que proíbe fogos com barulho


A Câmara de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira (29) o Projeto de Lei 16/21 que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. O PL é da autoria da vereadora Josi Kieras, do mandato coletivo do Psol.
O projeto estava parado há mais de dois ano na Câmara e a aprovação representa uma conquista para autistas, idosos, crianças e animais, que sofriam com o barulho dos fogos. O PL foi uma reivindicação diversas Ongs que representam as pessoas mais afetas pelo impacto dos fogos barulhentos, além dos animais.
“A aprovação desse projeto representa a nossa evolução como seres humanos. Vamos tirar tudo aquilo que causa dor aos seres humanos e aos bichinhos, aos seres vivos, disse a autora do projeto, Josi Kieras (Psol).
Segundo a vereadora, a “fiscalização será feita por toda a população e as ongs”. Tenho certeza será parceria na fiscalização e tudo será encaminhado para os nosso órgãos competentes”.
O projeto não vai acabar com todos os fogos de artifício. Serão permitidos os fogos de vista, aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido ou com baixa intensidade sonora.
VEJA O QUE DIZ O PROJETO