Tarifas da Copel ficarão 10,5% mais caras a partir de sábado (24)


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (20) o reajuste tarifário anual da Companhia Paranaense de Energia (Copel) . As tarifas vão ficar 10,5% mais caras, em média.
A Copel atende a cerca de 5 milhões de unidades consumidoras paranaenses. As novas tarifas da concessionária, que entram em vigor a partir do próximo sábado (24), foram reajustadas nos seguintes índices:
- Consumidores residenciais (B1): 10,96%
- Baixa tensão em média: 11,73%
- Alta tensão em média: 8,31%
- Efeito Médio para o consumidor: 10,50%
A justificativa da Copel para o aumento são os reflexos da Conta Crise Hídrica e da Conta Covid, além de custos como a compra e o transporte da energia, encargos, impostos e subsídios definidos por lei.
“O Paraná viveu a pior seca dos últimos 100 anos, o que gerou efeitos de médio prazo. Já a Conta Covid foi medida importante implantada pelo governo federal em 2020 com o objetivo de aliviar as tarifas para o consumidor em meio à pandemia e garantir equilíbrio às empresas de energia elétrica para superar os efeitos econômicos daquele período”, afirmou o superintendente Regulatório e Financeiro da Copel, Fernando Gruppelli Jr.