Gaeco cumpre mandados em Ponta Grossa e outros seis municípios por crimes contra administração pública


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu nesta terça-feira (1º) mandados de busca e apreensão em Ponta Grossa e nas cidades de Curitiba, Londrina, Arapongas, Faxinal, Porecatu e Alvorada do Sul.
Segundo o Ministério Público do Paraná, foram 25 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Framework, que apura a prática de crimes contra a administração pública (fraudes a licitações e peculatos, dentre outros delitos).
Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os prefeitos de Faxinal e Porecatu, Ylson Alvaro Cantagallo (PSD) e Fábio Luiz Andrade (PSD), estão envolvidos na investigação. O órgão não confirma, entretanto, se eles foram os alvos da operação, ou se foram pessoas ligadas a eles.
As investigações foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – que expediu as ordens judiciais –, em razão do foro por prerrogativa de função de dois dos investigados (os prefeitos de Faxinal e de Porecatu). Os mandados foram cumpridos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Arapongas, Faxinal, Porecatu e Alvorada do Sul.
O procedimento investigatório criminal da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos tramita em segredo de justiça, de forma a assegurar a efetividade das apurações.
Em Ponta Grossa um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede de uma empresa de tecnologia.