Partido Novo manifesta posição contrária ao aumento de vereadores em PG


Integrantes do Partido Novo de Ponta Grossa fizeram protestos contra o aumento do número de vereadores. Eles ocuparam as galerias durante as sessões da Câmara de Vereadores nesta semana.
O pedido de aumento do número de vereadores de 19 para 23 foi assinado pelos vereadores Sargento Guiarone (PRTB), Jairton da Farmácia (União Brasil), Missionária Adriana (SD), Izaias Salustiano (PSB), Professor Careca (PSB) e Josiane Kieras (Psol).
O presidente do Novo em Ponta Grossa, João Vicente Gonçalves, defende a redução dos gastos da Câmara e a aplicação de recursos em áreas prioritárias.
“O aumento de vereadores só vai gerar mais gastos do dinheiro público. O Novo é contra qualquer privilégio, queremos diminuir a máquina pública e concentrar o dinheiro da população nas principais áreas, como saúde, educação, saneamento. Já foi uma vitória, no passado, a diminuição para dezenove vereadores. E agora, no calar da noite, trouxeram esse projeto para aumentar novamente, prejudicando o erário público”, destacou João Vicente Gonçalves.
João Vicente considera que com o atual modelo da Câmara o aumento de cadeiras não significa maior representatividade para a população. “Da maneira que está a Câmara atualmente, não melhora representatividade, apenas aumentam os custos com salários de vereadores, assessores e outros custos”.
Para o Partido Novo, o ideal seria “reduzir a utilização do dinheiro público na Câmara e nos demais órgãos, como prefeituras”.
“No novo, quando você é eleito, tem que abrir mão de 50% dos custos de gabinete e cargos”, destacou João Vicente Gonçalves.
Câmara de Ponta Grossa desmoralizada
O presidente do Novo destacou os processos de corrupção envolvendo vereadores de Ponta Grossa. “Somente nesta legislatura foram dois parlamentares afastados por corrupção e outro ainda pode ser cassado. É uma vergonha”, criticou João Vicente Gonçalves.
Novo articula chapa para eleição municipal de 2024
Com 142 filiados em Ponta Grossa, o Partido Novo pretende concorrer com o número máximo de candidatos ao cargo de vereador e com candidatura própria para a prefeitura.
“O nosso foco é qualidade na representação na Câmara, por isso temos processo seletivo para os nomes que vão concorrer pelo partido. No caso da majoritária, o nome do empresário Douglas da Lugano já está em fase final da seletiva e deverá ser aprovado como candidato à prefeitura de Ponta Grossa”, afirmou o presidente do Novo, João Vicente Gonçalves.
Números no Paraná
Com a filiação do ex-procurador da República e ícone da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o Partido Novo teve rápido crescimento na ordem de 7.886 novos filiados no Brasil, totalizando em 39.112 filiados.
