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Lula assina contratos de pedágio do Paraná nesta terça (30): Lula aceitou modelo criado por Ratinho Jr e Bolsonaro

Lula assina contratos de pedágio do Paraná nesta terça (30): Lula aceitou modelo criado por Ratinho Jr e Bolsonaro
  • Publishedjaneiro 29, 2024
Lula descumpre promessa de campanha e oficializa pedágio do Paraná com modelo elaborado por Ratinho Jr e Bolsonaro: tarifas mais caras, criação de mais 27 praças de pedágio estão nos contratos. (Fotos: AEN e Agência Brasil)

O presidente Lula (PT) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, vão assinar nesta terça-feira (30), em Brasília, os contratos dos lotes 1 e 2 de concessões das rodovias do Paraná. Os governos de Lula e de Ratinho Jr pretendem iniciar as cobranças de tarifa de pedágio no mês de fevereiro.

Na prática, o ato vai marcar o descumprimento da promessa de campanha de Lula de que “o pedágio não custaria mais que cincão” e de que “ele não aceitaria o modelo criado pelo ex-presidente Bolsonaro e pelo governador Ratinho Junior”. Relembre a promessa de Lula: https://www.youtube.com/watch?v=PsjOx_SXqek

O “novo velho modelo” é parecido ou até pior que o modelo antigo. Os contratos terão concessão de 30 anos, aumento de tarifa em mais de 40%  cada trecho de obra duplicada, fora os aumentos anuais dos governos estadual e municipal. Algumas tarifas terão uma “leve redução” no início, mas ao longo das concessões, vão ficar mais caras que o modelo anterior.

Além disso, o modelo aprovado por Ratinho Jr, Bolsonaro e Lula, terá a criação de mais 15 praças de pedágio. De 27, o Paraná passará a contar com 42 praças de pedágio, aumento os custos para a população.

E para tudo ficar ainda pior, só falta o “novo velho modelo” vir acompanhado de corrupção e falcatruas, como ocorreu nas concessões anteriores. E com Lula e Rena Filho no comando, não é de duvidar que isso aconteça!

O Lote 1, vai da região central até Curitiba, tem 473 quilômetros de rodovias com trechos das BRs 277, 373, 376 e 476 e as PRs 418, 423 e 227. A concessão nesses trechos prevê a duplicação de 343 quilômetros. Os investimentos são de R$ 7,9 bilhões (Capex) para execução das obras e R$ 5,2 bilhões (Opex) com despesas operacionais.

O Lote 2, com trechos da região Norte e de Curitiba até o Litoral, compreende 604,7 de rodovias federais (BRs 153 e 277) e estaduais (PRs 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855), e terá 350 quilômetros de duplicação. Os investimentos serão de R$ 10,8 bilhões (Capex) e R$ 6,5 bilhões (Opex). A concessão também é de 30 anos. Neste trecho, as tarifas terão um desconto de 40% no valor do pedágio em relação ao cobrado antes nas duas regiões.

A PROMESSA DE LULA

PREVISÃO DO PREÇO DAS TARIFAS

Estimativa do valor das três novas praças de pedágio, que deverão ser criadas.

  • Sengés: R$ 7,24
  • Jacarezinho 2: R$ 11,98
  • Quatiguá: R$ 12,90

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