Close

Deputado Aliel diz que seu nome está na dívida ativa da Prefeitura de PG por imóvel familiar que foi vendido: “meu IPTU está em dia”

Deputado Aliel diz que seu nome está na dívida ativa da Prefeitura de PG por imóvel familiar que foi vendido: “meu IPTU está em dia”
  • Publishedfevereiro 6, 2024
Deputado Aliel Machado (PV) nega dívida de IPTU e diz que aparece na dívida ativa por um imóvel de família que já teria sido vendido, segundo o deputado. (Foto: Câmara Federal)

O deputado federal Aliel Machado (PV) entrou em contato com o Blog da Mareli Martins nesta segunda-feira (5), após a publicação da matéria sobre a inclusão do seu nome na dívida ativa de Ponta Grossa, por débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo.

O nome do deputado foi publicado pela Prefeitura de Ponta Grossa, no Diário Oficial do dia 18 de janeiro de 2024. O Blog da Mareli Martins repercutiu as informações da prefeitura, citando também outros políticos incluídos na dívida ativa, Marcelo Rangel (PSD) e Sandro Alex (PSD).

Todas as informações foram confirmadas com a Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Na lista da prefeitura não constam valores e nem detalhes sobre os imóveis dos devedores, apenas os nomes dos devedores, como são chamados pela própria prefeitura.

Ao Blog da Mareli Martins, Aliel Machado disse que o “IPTU de sua casa está em dia”. E que seu nome aparece na lista da dívida ativa da Prefeitura de Ponta Grossa “por conta de um imóvel que foi vendido por seu pai, já falecido”.

“Essa possível dívida minha que apareceu seria uma espólio em nome do meu pai, que já é falecido. Meu pai vendeu uma casa há uns 25 anos e a pessoa acho que não passou para o nome dela. E agora apareceu essa possível dívida como um espólio”, explicou o deputado.

Aliel também enviou ao Blog da Mareli Martins dados que obteve em conversa com a Secretaria da Fazenda, em que aparece o espólio em nome de seu pai e também constam nomes de sua mãe e dos irmãos. Nomes que não serão citados na matéria porque são pessoas que não são figuras públicas, como o deputado.

Mas o curioso é que na listagem da  Prefeitura de Ponta Grossa, o nome de Aliel Machado aparece na dívida ativa, como os demais devedores e não consta espólio.

Para esclarecer o assunto, entramos em contato com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski. O secretário confirmou a versão de Aliel Machado, mas não soube explicar o motivo do nome do deputado constar na lista da dívida ativa, sem constar como espólio (referente a bens, direitos e obrigações deixados por uma pessoa após seu falecimento).

“O IPTU da casa dele (Aliel Machado) está em dia. A dívida não é da casa dele e sim de algum imóvel que o pai dele tinha”, disse o secretário Cláudio Grokoviski.

Questionado sobre o fato de que o nome de Aliel Machado saiu na dívida como os dos outros devedores e não consta espólio, o secretário não soube explicar. “O nome é o cadastro que preenche, não sei te responder por qual motivo não saiu como espólio esse caso e por qual motivo saiu no nome do deputado”, afirmou o secretário da Fazenda.

Mas em nenhum momento o secretário negou a existência da dívida da família de Aliel Machado.

O secretário também confirmou que as informações divulgados pelo Blog estão de acordo com a lista oficial da Prefeitura de Ponta Grossa: “ a matéria ficou de acordo com o que está na lista da prefeitura”.

Em relação aos secretários de Estado e deputados licenciados, Sandro Alex (PSD) e Marcelo Rangel (PSD), o secretário da Fazenda disse que as dívidas são de imóveis dos secretários.

Veja como aparece nome de Aliel Machado no Diário Oficial da Prefeitura de Ponta Grossa – 18 de janeiro (outros políticos também estão na lista)

VEJA A LISTA COMPLETA PUBLICADA PELA PREFEITURA DE PONTA GROSSA – DIÁRIO OFICIAL – 18/01/2024

Deixe uma resposta