Close

VCG demite 28 cobradores de ônibus: “transporte deixará de contar com trocadores”, diz empresa

VCG demite 28 cobradores de ônibus: “transporte deixará de contar com trocadores”, diz empresa
  • Publishedfevereiro 20, 2024
(Foto/Arquivo/Mareli Martins) – protesto realizado em outubro de 2021, quando trabalhadores buscavam o pagamento dos salários atrasados)

A Viação Campos Gerais (VCG) confirmou a demissão de 28 funcionários que atuavam como cobradores (trocadores) nos ônibus. Segundo a empresa, “a função de cobrador no ônibus será extinta”.

“Isso já havia sido informado amplamente aos colaboradores ao longo do ano de 2023, a operação do transporte coletivo deixará de contar com trocadores dentro dos ônibus, no sentido de adequação do sistema ao novo modelo de concessão do transporte coletivo anunciado pela Prefeitura, já no ano de 2022”, diz a nota da Viação Campos Gerais.

“A função de trocador está acabando com conforme a nova Lei do Transporte Público de Ponta Grossa”, disse o presidente do Sindicado dos Motoristas e Trocadores (Sintropas), Luiz Carlos de Oliveira (Luizão).

Ele informou também que alguns trabalhadores serão realocados para outras funções. “Alguns funcionários serão realocados, mas nem todos”.

Nota do Sintropas

No ano de 2023, o Sindicado dos Motoristas e Trocadores (Sintropas) provocou o Ministério Público do Trabalho e teve audiência tripartite entre sindicato, empresa e Prefeitura para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo.

O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões.

Com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.

O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.

O Sintropas reconhece a assembleia como o órgão supremo dentro da administração sindical. Por este motivo, acata sempre as decisões emanadas da assembleia, mesmo diante de perspectivas diversas. Assim, o sindicato mantém seu compromisso inabalável em seguir fielmente as diretrizes estabelecidas em assembleia. Nesse contexto, é incumbência do sindicato lutar incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista.

Deixe uma resposta