Governo publica autorização de cobrança de pedágios por Pix no PR: veja previsão de valores das tarifas


O Ministério dos Transportes publicou na última sexta-feira (8), no Diário Oficial da União, a portaria nº 241, que autoriza a cobrança dos pedágios do Paraná via pix. Os governos estadual e federal estão “escondendo” a data de início das cobranças das tarifas e também os valores atualizados. No entanto, a previsão é de que na segunda quinzena de março as cobranças iniciem.
Sobre a portaria publicada, após o inicio das cobranças, em até 90 dias, os pedágios das rodovias federais do Paraná devem aceitar pagamento via Pix e cartões de crédito e débito. Enquanto as empresas de concessão se adequam, o pagamento em dinheiro permanece como opção para o usuário.

Sobre o valor da tarifas, estrategicamente o governo de Ratinho Junior (PSD) tem divulgado valores sem atualização, ou seja, valores mais baixos do que realmente serão, visto que os pedágios estão parados desde 2021. E Ratinho Junior prometeu “redução de 50% nas tarifas”, algo que não vai acontecer.
O novo modelo foi elaborado pelo governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) e pelo governo de Ratinho Jr (PSD), mas foi aceito pelo presidente Lula (PT). Lula na campanha criticou o modelo, prometeu que “não aceitaria” e disse que o “implantaria o pedágio de cincão”, mas acabou aceitando o modelo de Bolsonaro e Ratinho Jr.
O modelo prevê a criação de 15 novas praças de pedágio, atualmente são 27, vão totalizar 42. E também prevê aumento no valor das tarifas nos trechos de duplicação das rodovias.
O Blog da Mareli Martins preparou uma prévia com os valores das tarifas com atualização. Esses valores não são oficiais, mas trazem uma previsão, algo que os não governos estão escondendo.
VEJA A PROJEÇÃO COM ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DAS NOVAS TARIFAS DE PEDÁGIO NO PR


MATÉRIAS RELACIONADAS