Close

Eleições 2024: conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa

Eleições 2024: conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa
  • Publishedmarço 18, 2024
Cinco nomes são cotados na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa até o momento. (Fotos: Redes Sociais)

Cinco nomes são cotados para a disputa da Prefeitura de Ponta Grossa nas eleições de 2024: Mabel Canto (PSDB), deputada estadual, Aliel Machado (PV), deputado federal, Elizeu Kocan, advogado, Elizabeth Schmidt, atual prefeita, ela vai trocar o PSD provavelmente pelo PL e Marcelo Rangel (PSD), deputado licenciado e secretário de Inovação e Transformação Digital do Paraná.

Mas é preciso destacar que o cenário é pré-eleitoral, ou seja, nada está definido. Isso significa dizer que até as convenções partidárias, quando de fato são confirmadas e lançadas oficialmente as candidaturas, “muita água ainda pode rolar”.

Dá pra dizer que “quem está de mal pode ficar de bem” ou quem está de bem, pode ficar de mal”. Em política por tempo de TV e ganhos pessoais, tudo é possível.

O que não se vê, infelizmente, principalmente em Ponta Grossa, é união em favor do povo.

Vamos falar um pouco sobre cada pré-candidato e pré-candidata.

Elizeu Kocan – Formado em Direito pelo Cescage, foi assessor político e jurídico do ex-deputado Marcio Pauliki. Embora Pauliki, até o momento, não tenha declarado qualquer apoio a sua candidatura.

O advogado disse que pretende ser uma “alternativa para renovar o quadro político municipal, com um programa de governo calcado em valores familiares e cristãos”.

“É determinado e corajoso”, costuma dizer!

Mabel Canto (PSDB)- Formada em Direito pela Faculdade Cescage. Eleita deputada estadual por dois mandatos: 2018 (PSC) – 35.036 votos  depois em 2022 – 70.215, foi a deputada estadual mais votada em Ponta Grossa, dos 70.215 votos, foram 51.375 em Ponta Grossa.

Mabel disputou a Prefeitura de Ponta Grossa, pelo PSC, em 2020, foi ao segundo turno com Elizabeth Schmidt (PSD). No primeiro turno, Mabel venceu Elizabeth na votação, somou 61.702 votos (37,27% do total), Elizabeth Schmidt conquistou 51.565 votos (31,15%).

No segundo turno, Elizabeth foi a vencedora. A votação foi apertada, a professora Elizabeth Schmidt foi eleita com 87.932 votos (52,38%). Mabel Canto conquistou 79.929 votos (47,62%). A diferença de votos entre as duas candidatas foi de 8.003.

Há quem diga que os 8.003 foram exatamente o número de votos rejeitados por Mabel do apoio vindo de partidos de esquerda. Numa atitude impensada, às vésperas da eleição, Mabel gravou um vídeo repudiando qualquer ligação com a esquerda e jogou no lixo quase 9 mil votos!

Mabel herdou o capital político do pai, comunicador, ex-deputado e ex-prefeito, Jocelito Canto. Mas hoje tem reconhecimento pelo próprio trabalho.

Costuma ser bastante persistente e batalhadora e diz representar as “pessoas que mais precisam”.

Aliel Machado (PV) – Inicio o curso de Pedagogia na UEPG, mas não concluiu e alegou incompatibilidade de horários.

Veio da comunidade, das camadas mais humildes e tem uma bela história de vida, com superação, batalha e vitória. Como ele mesmo diz “de engraxate para deputado federal”.

Foi candidato a vereador pelo PCdoB, pela primeira vez em 2008, ficando como suplente. Quatro anos depois foi eleito pelo PCdoB com 3.731 votos e, logo após a posse, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo o mais jovem a ocupar o cargo.

Também pelo PCdoB foi eleito deputado federal, em 2014, com 82.886 votos. Foi uma grande vitória principalmente para o PCdoB.

Mas depois disso, Aliel começou a mudar de partido a cada eleição.

Em 2016, pelo Rede Sustentabilidade, disputou a Prefeitura de Ponta Grossa e foi derrotado no 2º turno por Marcelo Rangel.

No primeiro turno das eleições 2016, Rangel alcançou 47,68% do eleitorado, totalizando 84.032 votos. Aliel Machado conquistou 28,15%, sendo 49.611 votos

No segundo turno, Rangel venceu com 55,38% do eleitorado, somando 98.058 votos. A vice-prefeita eleita foi Elizabeth Schmidt (PSB).

Aliel Machado (Rede Sustentabilidade) conquistou 44,62% dos eleitores, sendo 79.008 votos.

Em 2018, Aliel mudou de partido de novo e foi para o PSB, sendo reeleito  deputado federal.

E em  2022, novamente Aliel mudou partido, foi para o PV (partido atual) e foi reeleito com quase 95 mil votos.

É inteligente, estrategista, esforçado e bastante articulado.

Elizabeth Schmidt–  Formada em Pedagogia pela UEPG, trabalhou em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, em instituições públicas e privadas. É reconhecida pelo trabalho na educação pública, sendo chamada de professora Elizabeth por onde passa.

De 2005 a 2012, foi secretária Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa na gestão do saudoso ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, do PSDB. Entre 2015 e 2016 foi secretária municipal de Administração, acumulando com a secretaria de Gestão de Recursos Humanos, na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel.

Em 2016, foi confirmada como candidata a vice-prefeita de Marcelo Rangel, sendo eleita a primeira vice-prefeita de Ponta Grossa.  Foi a primeira mulher a assumir a prefeitura de Ponta Grossa de forma interina em 2017. Entre fevereiro de 2017 a março de 2018, assumiu a presidência da Fundação Municipal de Turismo.

Em 2020 foi escolhida pelo PSD a ser candidata a prefeitura de Ponta Grossa, com o apoio de Marcelo Rangel, então no PSDB. Nas eleições de 2020 foi eleita a primeira prefeita de Ponta Grossa, derrotando no segundo turno a deputada Mabel Canto (PSC).

No segundo turno, Elizabeth foi a vencedora. A votação foi apertada, a professora Elizabeth Schmidt foi eleita com 87.932 votos (52,38%). Mabel Canto conquistou 79.929 votos ( 47,62%). A diferença de votos entre as duas candidatas foi de 8.003.

Elizabeth é a primeira mulher a governar a cidade de Ponta Grosa.

É conhecida pela cordialidade, gentileza e pela forma acolhedora de trabalhar. Agora terá o desafio de concorrer à reeleição sem o apoio de Rangel e Sandro Alex.

Marcelo Rangel (PSD) – é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é radialista e apresentador de programas na rádio de sua propriedade.

Foi deputado estadual no Paraná, eleito em 2006, com 51.868 votos, foi reeleito, em 2010, com 67.307 votos.

Em 2012, deixou o mandato de deputado para assumir a Prefeitura de Ponta Grossa.

Em 2012 concorreu a prefeitura de Ponta Grossa, sendo eleito, no segundo turno, pelo Partido Popular Socialista (PPS), tendo como vice Dr Zeca.

Rangel recebeu 50,48% dos votos, o que corresponde à aceitação de 88.611 eleitores. Pericles (PT), recebeu 86.929 votos, totalizando 49,52 %.

Em 2016, Rangel foi reeleito prefeito de Ponta Grossa, pelo PPS, tendo como vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB). A chapa derrotou o deputado federal Aliel Machado (Rede), que tinha como vice Jose Elizeu Chociai (PTN).

Rangel venceu com 55,38% do eleitorado, somando 98.058 votos. A vice-prefeita eleita é Elizabeth Schmidt (PSB).

Aliel Machado (Rede Sustentabilidade) conquistou 44,62% dos eleitores, sendo 79.008 votos.

Rangel deixou o partido no final de 2017 e anunciou ingresso no PSDB.

Em 2020, Rangel e seu irmão Sandro Alex (deputado federal licenciado e secretário de Infraestrutura e Logística) lançaram a então vice-prefeita candidata, Elizabeth, ela venceu e foi eleita prefeita de Ponta Grossa.

Em 2022, Rangel foi eleito para representar Ponta Grossa e os Campos Gerais na Alep com o total de com 42.002 votos, sendo 31.131 somente em Ponta Grossa.

Mas Rangel não assumiu o mandato e hoje ocupa o cargo de secretário de Inovação e Transformação Digital do Paraná.

Tem o poder de ser comunicador, bom de marketing, tem um carisma inegável e tem habilidade na relação com as pessoas.

Fonte: As biografias foram conferidas em arquivos do Blog da Mareli Martins e também nos sites institucionais (Alep/ Câmara Federal) e pessoais dos pré-candidatos (Facebook e Instagram).

Obs: Em caso de erros, os assessores dos pré-candidatos podem entrar contato pelo email: marelimartins@gmail.com

Os pré-candidatos podem entrar em contato pelo whatsapp da jornalista Mareli Martins, todos os que foram citados na matéria possuem o contato, faremos a correção.

Os partidos que tiverem pré-candidato (a) e não foram citados, favor entrar em contato pelo email mandar foto do pré-candidato ou pré-candidata e mandar também a biografia e um contato de celular, certamente vamos publicar. Email: marelimartins@gmail.com

Deixe uma resposta