Professora Renata é pré-candidata à Prefeitura de PG pelo Psol


O Psol apresentou nesta terça-feira (19) a Professora Renata como pré-candidata ao cargo de prefeita de Ponta Grossa. Mas as candidaturas somente serão confirmadas após as convenções partidárias previstas para o mês de julho.
Se a candidatura for oficializada nas convenções, Renata será a primeira mulher candidata ao cargo de prefeita pelo Psol em Ponta Grossa. O Psol declarou que ela “vai destacar a participação das mulheres na política”, conforme o partido.
Além disso, Renata deverá lutar pelo “direito a moradia digna, saúde e educação pública serão os carros chefes da campanha”, diz o Psol.
Renata Ozório Iurk Dingueleski nasceu em 19 de Fevereiro de 1988 em Ponta Grossa. Iniciou sua militância ainda jovem, na luta pelos direitos dos animais, pelo Grupo Fauna. Foi coordenadora Geral do DCE da UEPG. É formada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática.
Durante sua permanência no movimento estudantil fez parte da articulação da luta contra o Aterro Privado em 2010 e também do movimento pelo transporte público e gratuito em Ponta Grossa. Após iniciar sua vida profissional continuou sua luta em defesa da Educação Pública via movimento sindical.
Em 2018 retornou a Ponta Grossa, após 4 anos residindo no litoral. Em 2020 começou a dedicar-se à Educação Popular, organizando cursinhos populares nas periferias de Ponta Grossa.
Em dezembro de 2021 organizou a luta por direito a moradia digna, estando presente desde o início na Ocupação do Andorinhas, onde um terreno destinado a PROLAR, estava indo a leilão, e foi ocupado por 400 famílias. Atualmente a Prof. Renata é coordenadora do MPL – Movimento Popular de Luta.
Em setembro de 2023 ocorreu o 8° Congresso do Psol em PG e a chapa liderada pela professora obteve 146 votos a 45, da segunda chapa, tornando-a então a atual presidenta do Psol PG, sendo ainda que seu grupo ficou com 7 das 9 cadeiras da direção.
O PSOL NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PARA PREFEITURA DE PONTA GROSSA
2020- Professor Gadini – ficou em 4º lugar com 5.029 votos (3,04%)
2016- Professor Gadini- ficou em 4º lugar com 12.214 votos (6.93%)
2012 – Leandro Dias – ficou em 4º lugar com 6.937 votos ( 3,89%)
2008 – João Luiz Stefaniak – ficou em 6º lugar com 643 votos
(Fonte: TRE-PR e TSE)
Demais concorrentes à Prefeitura de Ponta Grossa
– Aliel Machado (PV), deputado federal.
– Elizeu Kocan, advogado.
Elizabeth Schmidt, atual prefeita (comunicou saída do PSD, mas ainda não anunciou o novo partido).
– Marcelo Rangel (PSD), deputado licenciado e secretário de Inovação e Transformação Digital do Paraná.
-Pelo grupo de Jocelito Canto : a mais cotada é a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), as o grupo vai testar também a popularidade da vereadora Joce Canto que decidiu se filiar ao PP, hoje comandado por bolsonaristas.
-Professora Renata (Psol) – pré-candidatura apresentada nesta terça-feira (19).
-Partido Novo, Urubatan Sena (Tota), empresário.
Os partidos que tiverem pré-candidato (a) e não foram citados, favor entrar em contato pelo email mandar foto do pré-candidato ou pré-candidata e mandar também a biografia e um contato de celular, certamente vamos publicar. Email: marelimartins@gmail.com