Close

UPAs de Ponta Grossa estão com 100% de ocupação dos leitos novamente

UPAs de Ponta Grossa estão com 100% de ocupação dos leitos novamente
  • Publishedmaio 16, 2024
UPAs de Ponta Grossa chegam novamente ao índice de 100% de ocupação dos leitos. (Foto: PMPG)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa  Santa Paula e Santana voltaram ao índice de 100% de ocupação, nesta quarta-feira (15). A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), empresa que faz a gestão das duas UPAs.

Conforme o INDSH, a UPA Santa Paula não pode nem mesmo receber novos pacientes de dengue. “No caso específico da UPA Santa Paula, a impossibilidade de receber novos pacientes se estende aos encaminhamentos de casos agudos de dengue, pois os leitos de hidratação e medicação também estão 100% ocupados com pacientes que aguardam transferência hospitalar”, disse a empresa que a administra as UPAs.

Para que leitos sejam liberados, as UPAs dependem da liberação de vagas para os pacientes que esperam por vagas em hospitais. Essas vagas são liberadas por meio da Central de Regulação Leitos da Secretaria de Saúde do Paraná.

Veja o comunicado do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH)

A Direção das UPAs Santana e Santa Paula esclarece que nesta quarta-feira (15) está com 100% de ocupação de seus leitos de observação. Como fluxo previsto para estes casos, visando o atendimento adequado aos pacientes, o SAMU e os demais serviços de regulação foram devidamente comunicados da impossibilidade temporária de receber novos pacientes nas unidades e a necessidade de encaminhá-los a outros serviços de urgência e emergência da região.

No caso específico da UPA Santa Paula, a impossibilidade de receber novos pacientes se estende aos encaminhamentos de casos agudos de dengue, pois os leitos de hidratação e medicação também estão 100% ocupados com pacientes que aguardam transferência hospitalar.

É importante destacar que todos os esforços junto à Central de Regulação de Leitos do Estado estão sendo feitos para que sejam liberadas vagas em leito hospitalar o mais breve possível aos pacientes que aguardam na UPA para serem transferidos.

Deixe uma resposta