Vereadora de PG pede investigação sobre quem está lucrando com as plataformas implantadas por Ratinho Jr na educação pública


A vereadora de Ponta Grossa, Josi Kieras (Coletivo do PT), que também exerce a profissão de professora na Rede Pública de Educação do Estado do Paraná, lamentou a morte do colega professor Paulo Rufino, que faleceu após sofrer um infarto, dentro da sala de aula, na última terça feira (21), no Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua e falou sobre a situação crítica que vivem os professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.
De acordo com Josi, “o processo de plataformização da educação impõe mecanismos que sobrecarregam e controlam a prática docente, pois os professores perdem a autonomia para desenvolvimento de outras metodologias de ensino, o que também atrapalha o processo de formação dos alunos, que acaba se resumindo à resolução de atividades em plataformas digitais.”
A vereadora disse, em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que “o professor Paulo Sergio Rufino teria resistido à imposição, vinda dos gestores da educação no estado, de que seus alunos fossem obrigados a fazer as atividades de matemática apenas na plataforma, e isso teria gerado um conflito que deixou o professor numa situação de estresse”.
“Ele morreu pelo descaso do Estado e outros professores estão morrendo. Estão matando os professores e a educação pública do Paraná”, declarou Josi Kieras.
A vereadora apontou diversos problemas sobre as plataformas implantadas nas escolas. “Essas plataformas transformaram o caderno do aluno numa plataforma que alguém está lucrando com aquilo. Alunos digitando nos celulares, a tarefa escolar dos estudantes está sendo feita numa plataforma digital. Não estão mais escrevendo e apenas digitando. O mundo está tirando os celulares dos alunos durante as aulas, mas no Paraná estão na contramão”, criticou a vereadora e professora.
Segundo Josi Kieras, até as aulas de educação física estão sendo trocadas por jogos em uma plataforma. “Aulas de educação física sendo substituída por joguinhos e tem gente lucrando com isso. Os deputados da oposição precisam investigar quem está lucrando com isso. Estão matando os educadores e a educação”, afirmou a vereadora.
VEJA O DISCURSO COMPLETO DA VEREADORA