Vereadora de PG pede investigação sobre quem está lucrando com as plataformas implantadas por Ratinho Jr na educação pública

“Os deputados da oposição precisam investigar quem está lucrando com essas plataformas que estão matando a educação pública no Paraná”, diz vereadora Josi Kieras (Coletivo PT). (Foto: Luiz Lacerda/CMPG)

A vereadora de Ponta Grossa, Josi Kieras (Coletivo do PT), que também exerce a profissão de professora na Rede Pública de Educação do Estado do Paraná, lamentou a morte do colega professor Paulo Rufino, que faleceu após sofrer um infarto, dentro da sala de aula, na última terça feira (21), no Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua e falou sobre a situação crítica que vivem os professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.

De acordo com Josi, “o processo de plataformização da educação impõe mecanismos que sobrecarregam e controlam a prática docente, pois os professores perdem a autonomia para desenvolvimento de outras metodologias de ensino, o que também atrapalha o processo de formação dos alunos, que acaba se resumindo à resolução de atividades em plataformas digitais.”

A vereadora disse, em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que “o professor Paulo Sergio Rufino teria resistido à imposição, vinda dos gestores da educação no estado, de que seus alunos fossem obrigados a fazer as atividades de matemática apenas na plataforma, e isso teria gerado um conflito que deixou o professor numa situação de estresse”.

“Ele morreu pelo descaso do Estado e outros professores estão morrendo. Estão matando os professores e a educação pública do Paraná”, declarou Josi Kieras.

A vereadora apontou diversos problemas sobre as plataformas implantadas nas escolas. “Essas plataformas transformaram o caderno do aluno numa plataforma que alguém está lucrando com aquilo. Alunos digitando nos celulares, a tarefa escolar dos estudantes está sendo feita numa plataforma digital. Não estão mais escrevendo e apenas digitando. O mundo está tirando os celulares dos alunos durante as aulas, mas no Paraná estão na contramão”, criticou a vereadora e professora.

Segundo Josi Kieras, até as aulas de educação física estão sendo trocadas por jogos em uma plataforma. “Aulas de educação física sendo substituída por joguinhos e tem gente lucrando com isso. Os deputados da oposição precisam investigar quem está lucrando com isso. Estão matando os educadores e a educação”, afirmou a vereadora.

VEJA O DISCURSO COMPLETO DA VEREADORA

Matérias relacionadas

Deixe um comentário