Close

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa
  • Publishedmaio 28, 2024
Sete nomes seguem como pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa: dois já desistiram da disputa, até o momento. Os nomes precisam ser confirmados nas convenções partidárias, realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro.

Sete partidos anunciaram pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, até o momento. Os nomes precisam ser confirmados nas convenções partidárias, realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro.

Seguem na “corrida maluca” pela Prefeitura de Ponta Grossa os pré-candidatos Elizeu kocan (Solidariedade), Marcelo Rangel (PSD), Aliel Machado (PV), Urubatan Alves Sena (Tota) (Partido Novo) e as pré-candidatas Renata Ozório Iurk Dingueleski (Psol), Joce Canto (PP) e Elizabeth Schmidt (União Brasil).

Dois pré-candidatos ao cargo de prefeito de Ponta Grossa já desistiram da disputa nas eleições de 2024. Isso é bastante comum neste período de “balão de ensaio”. Muitos colocam o nome à disposição até mesmo para negociar e depois apoiar outro candidato ou disputar outro cargo. Já desistiram da disputa Guilherme Mazer (PT) e Matheus Rojja (Cidadania).

Veja quem são os pré-candidatos

Elizeu kocan (Solidariedade) – Formado em Direito pelo Cescage, foi assessor político e jurídico do ex-deputado Marcio Pauliki.

Elizabeth Schmidt (União Brasil) – candidata à reeleição, antes foi vice-prefeita no governo de Marcelo Rangel e ainda secretária nos governos de Wosgrau e Rangel.

Marcelo Rangel (PSD) – deputado estadual licenciado, secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, já foi prefeito por dois mandatos.

Aliel Machado (PV) – deputado federal, foi vereador e presidente da Câmara de Ponta Grossa, já disputou a Prefeitura de Ponta Grossa em 2016 e foi ao segundo turno, sendo derrotado por Marcelo Rangel.

Joce Canto (PP) – vereadora

Renata Ozório Iurk Dingueleski (Psol), professora, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática.

Urubatan Alves Sena (Tota) (Partido Novo) – empresário, proprietário de um restaurante localizado na região Central da cidade. Ele foi diretor do Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes, atualmente é presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  (Abrasel), órgão que foi um dos fundadores durante a pandemia. 

Dois pré-candidatos já desistiram da disputa

uilherme Mazer (PT) e Matheus Rojja (Cidadania) foram os primeiros a desistir da disputa da Prefeitura de Ponta Grossa. (Foto: Divulgação)

Dois pré-candidatos ao cargo de prefeito de Ponta Grossa já desistiram da disputa nas eleições de 2024. Isso é bastante comum neste período de “balão de ensaio”. Muitos colocam o nome à disposição até mesmo para negociar e depois apoiar outro candidato ou disputar outro cargo. Já desistiram da disputa Guilherme Mazer (PT) e Matheus Rojja (Cidadania). E a tendência é que outras desistências ocorram até a data das convenções partidárias ou antes!

O primeiro a desistir foi o candidato do Mandato Coletivo do PT, Guilherme Mazer, que desistiu no dia 10 de abril. Guilherme Mazer poderá concorrer ao cargo de vereador. Ocorre que Mazer era do Psol e saiu do partido juntamente com a vereadora Josi Kieras, mudando para o PT. E o PT faz parte da Federação formada por PT, PV e PCdoB, que até o momento, tem como pré-candidato o deputado federal Aliel Machado (PV).

No dia 15 de abril, Matheus Rojja (Cidadania) anunciou sua desistência. Mas esse “já chegou indo embora”. Pois declarou sua pré-candidatura no dia 06 de abril e no dia 15 oficializou a desistência.

Matheus disse que desistiu “após reflexões sobre o atual cenário político e as recentes declarações de Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa, sobre a possível candidatura de Mabel Canto pelo PSDB”. Também por conta da federação do Cidadania com o PSDB, partido de Mabel Canto, deputada estadual cotada para a disputa da Prefeitura de Ponta Grossa.

Vale destacar que ambos já sabiam da existência da Federação quando lançaram suas pré-candidaturas.

Depois da desistência, Matheus Rojja (Cidadania) foi nomeado em um cargo comissionado na Prefeitura de Ponta Grossa, na Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

Espaço aberto para todos os pré-candidatos

Os partidos que tiverem pré-candidato (a) e não foram citados, favor entrar em contato pelo email e enviar foto do pré-candidato ou pré-candidata e mandar também a biografia e um contato de celular, certamente vamos publicar. Email: marelimartins@gmail.com

Deixe uma resposta